Museu Republicano celebra o centenário de nascimento de Edgard Carone

O historiador e docente Edgard Carone em 1989 (Foto: Jorge Maruta/Acervo USP Imagens)

Nascido em São Paulo, filho de libanês, o centenário de nascimento do historiador e docente Edgard Carone (1923-2003) será comemorado neste mês pelo Museu Republicano de Itu com a realização do seminário “A República em Capítulos: História e Historiografia”, em parceria com outras instituições (Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Grupo de Estudos de História e Economia Política).

Como parte da programação, no dia 12 de setembro (terça-feira), a partir das 11h, será aberta no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140) uma exposição bibliográfica sobre Edgard Carone. E, às 14h, haverá a mesa-redonda “História da República, Marxismo e Bibliofilia”, com a participação de Jonas Soares de Souza (USP), Horacio Tarcus (Cedinci/Conicet-Argentina), Dainis Karepovs (USP/Unicamp) e Marisa Midori Deaecto (USP). A mediação será de José Renato Galvão, do Museu Republicano de Itu.

A Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu, conta que Carone se especializou em história da República brasileira e ao estudo do movimento operário e dos partidos de esquerda no Brasil e no exterior, ao longo de sua trajetória.

“Durante sua vida acadêmica, Carone publicou diversos livros sobre essas temáticas e adquiriu outras obras que resultaram na formação de sua biblioteca, hoje acervo do Museu Republicano”, diz a supervisora. Desse acervo, já foram realizadas algumas exposições, como a que retrata a sua amizade com Antonio Candido.

Para saber como participar e conferir a programação completa das atividades em homenagem ao centenário de nascimento do historiador e docente Edgard Carone, acesse o site do Museu Republicano de Itu (https://museurepublicano.usp.br/).