Nos penais, Ituano elimina Ceará e segue na Copa do Brasil

No tempo normal, Galo empatou em 1×1 e conseguiu classificação nos pênaltis (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

Numa jornada das mais felizes, o Ituano empatou com o Ceará em 1×1 e venceu nas penalidades por 4×2 na noite desta quarta-feira (15) no Novelli Júnior e eliminou o Vozão, seguindo assim na Copa do Brasil, passando para a terceira fase.

Desde o início do jogo o Ituano propôs o jogo e comandou as melhores jogadas, fazendo valer realmente o mando de jogo. Mesmo assim, logo aos 16 minutos, Castilho abriu o placar para o Vozão. O Ituano, entretanto, assimilou o golpe, não se abateu e seguiu pressionando.

Só que o Galo errava na última bola. Porém, de tanto insistir, o Ituano conseguiu chegar ao empate na marca dos 45 minutos, com Quirino. Na volta do intervalo, o jogo que já era bom, ficou ainda melhor, pois além da intensidade dos dois times, houve a luta pelo gol, já que nem Ituano, nem Ceará queriam o empate e buscaram o gol.

Mas a qualidade dos rubro-negros destacou-se e foi o Galo que seguiu mandando no jogo. Na marca dos 46 minutos o lance polêmico: Rafael Carvalheira, lançado na área, saiu de trás e chegou na frente, marcando o gol. A arbitragem, porém, deu impedimento inexistente e prejudicou o Ituano. Nos acréscimos o Ceará foi desesperadamente ao ataque, mas o jogo terminou em 1×1.

Nas cobranças das penalidades, brilhou mais uma vez a estrela de Jefferson Paulino. O goleiro defendeu a primeira cobrança e ainda – repetindo o que aconteceu diante do Corinthians – marcou um gol.

O Ituano venceu por 4×2 e, merecidamente, ficou com a vaga, ganhando moral e confiança para, no próximo domingo (19), enfrentar mais um jogo de vida ou morte, agora pelo Paulistão, frente ao Palmeiras.

Próxima fase

Pela Copa do Brasil, o Galo agora segue para a terceira fase e recebe um “pix” de R$ 2,1 milhões. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda irá definir, em sorteio, os confrontos da próxima fase. São 20 classificados na segunda fase, que se juntam aos 32 classificados antecipadamente. A partir da próxima fase, os confrontos serão disputados no sistema ida e volta, sem vantagens. Em caso de empate, decisão nos pênaltis.

Os times já classificados para a terceira fase antecipadamente são: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico, Atlético-MG e Fortaleza (classificados para a Libertadores), São Paulo (9º colocado na última edição do Brasileiro) e Cruzeiro (campeão da Série B); Sport (vice-campeão da Copa do Nordeste, já que o campeão, Fortaleza, classificou-se por disputar a Libertadores) e Paysandu (campeão da Copa Verde).