Nova creche municipal será inaugurada nesta quinta-feira

Adelaide juntamente com seus pais, Godofredo Castanho Carneiro e Policena, e seus irmãos Isaias, Benedito, Mario, Clóvis, Álvaro e Suzana. Foto – Arquivo da família

Amanhã (24), às 16h, será realizada a cerimônia de inauguração da Creche Municipal “Professora Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira”, situada na Avenida Alfredo Savi, 560, no bairro Novo Itu, que atenderá crianças de quatro meses a dois anos de idade.

A creche tem capacidade para 60 alunos e espaço que compreende quatro salas com banheiras e trocadores, sendo uma com berçário, quatro solários, sala de multiuso/brinquedoteca, pátio coberto, lactário, copa, depósito de materiais de limpeza, cozinha, despensa, lavanderia, dois sanitários infantis, sanitário acessível infantil, dois sanitários acessíveis adulto, dois vestiários para funcionários, refeitório, pátio coberto, tanque de areia, área externa, sala de diretoria/secretaria, sala de professores e sala de arquivo.

O quadro de profissionais da creche será constituído por um grupo gestor, diretor, coordenador pedagógico, quatro professores, 12 auxiliares de monitoria, uma técnica de enfermagem, além de equipe de alimentação.

 A homenageada

Foto rara da Professora Adelaide no dia da formatura no Colégio Patrocínio/ Foto – Arquivo da Família

Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira nasceu em Itu aos 24 de dezembro de 1902, filha de Godofredo Carneiro e Policena Castanho Carneiro. Ela estudou no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, onde se formou professora.

Iniciou sua carreira no Magistrado Estadual, lecionando na zona rural do município de Piedade, removendo-se, depois, para o município de Salto e, finalmente, para Itu, onde até aposentar-se lecionou no tradicional grupo escolar “Dr. Cesário Motta”, atualmente Escola Estadual “Dr. Cesário Motta”, demonstrando um grande amor ao magistério.

A professora Adelaide transmitia aos seus alunos, além dos conhecimentos rotineiros do ensino, noções de comportamento, ressaltando os traços de bom caráter, amor ao próximo, solidariedade e temor a Deus, sendo a mais disputada da escola pelos pais. A sua pessoa ficará eternamente gravada no coração de seus alunos, muitos ainda atuantes em nossa sociedade.

Ela dedicava-se bastante às obras de caridade e vocações sacerdotais, deixando (para apoiar os futuros padres) uma casa que possuía neste município. Colaborou também com a Igreja do Bom Jesus, doando um altar para as celebrações da Santa Missa.

Casou-se, aos 55 anos de idade, com o Sr. Antonio Teixeira, no ano de 1958, sendo a cerimônia realizada em Pirapora do Bom Jesus. Faleceu em 10 de julho de 1965, deixando irmãos e sobrinhos que muito a amavam.

Tendo sido uma das mestras mais competentes e dedicadas ao ensino de Itu, após muito esforço, teve o seu nome dado a uma pequena rua ao lado do atual prédio da Escola Cesário Motta, mas essa via acabou desaparecendo, “engolida” pela Avenida Galileu Bicudo. Então, a inauguração da creche, amanhã às 16h, na Avenida Alfredo Savi (Novo Itu), eternizando o nome, o trabalho e a grande herança deixada por ela, por indicação do ex-vereador Olavo Volpato, trata-se de inegável gesto de justiça e reconhecimento do povo ituano e da atual administração municipal.