Obra da “Rede Saber” da Vila Martins está acelerada

Cápsula do tempo contém jornais do dia, recordações da pandemia e até material escolar usado na rede municipal (Foto: André Roedel)

Na manhã de ontem (03), uma comitiva da Prefeitura e membros da imprensa ituana esteve presente no canteiro das obras da quarta unidade da Rede Saber em Itu, localizada no bairro Vila Martins. Com 6.400 metros de área construída, a escola contará com 36 salas de aula e, em sua primeira etapa, deverá atender 800 alunos (Fase I e II da Pré-Escola até o quinto ano do Fundamental) em período integral.

Na oportunidade, o prefeito Guilherme Gazzola (PL), o secretário de Educação Plínio Bernardi Jr. e o ex-secretário da pasta, Walmir Scaravelli, entre outras autoridades, realizaram a solenidade de instalação de uma cápsula do tempo, que deverá ser aberta daqui 20 anos.

A cápsula é uma urna acrílica em que foram depositadas cartas de alunos e do prefeito e do secretário de Educação, além de jornais da data e uma pasta contendo uma máscara de proteção facial, um frasco de álcool em gel e uma ampola da CoronaVac, como forma de ser lembrado o período pandêmico.

Antes da cerimônia da cápsula do tempo, as autoridades presentes falaram. Destaque para o discurso de Plínio, que chegou a marejar os olhos de Gazzola. “Quero agradecer não ao prefeito, mas ao meu amigo de infância Guilherme Gazzola pela oportunidade de viver esse momento. Maquiavel tem uma frase que eu gosto muito que é a seguinte: ‘Empreendedores são simplesmente aqueles que entendem que existe uma pequena diferença entre obstáculo e oportunidade e que são capazes de transformar os dois em vantagens para a coletividade’. Temos aqui sem dúvidas um prefeito empreendedor”, disse.

A nova escola, que está sendo implantada em terreno de 20 mil metros quadrados, oferecerá dois reservatórios com 60 mil de água litros cada, quadra de 900 metros quadrados com arquibancada dos dois lados, semelhante a um ginásio esportivo.

A unidade educacional irá dispor ainda de sistema fotovoltaico, água de reuso e ar condicionado central em todas as salas de aula e laboratórios. A Rede Saber IV estará equipada também com cozinha industrial e sistema de monitoramento. As obras seguem em ritmo acelerado e deverão ser concluídas ainda neste ano.

Esta será a primeira unidade de ensino integral municipal localizada na Vila Martins, voltada também para o Cidade Nova e todos os bairros da região do Pirapitingui. Durante a atual gestão já foram implantadas outras três escolas da Rede Saber na Rua Sorocaba, no Alberto Gomes e no prédio do tradicional colégio Convenção.