Onça-parda é encontrada em condomínio de Itu

Animal tentava entrar em uma residência, no Condomínio Chácaras Flórida (Reprodução)

Na tarde de sábado (1º), uma onça-parda foi vista caminhando pelo Condomínio Chácaras Flórida, na cidade de Itu.

Imagens que circularam pela internet mostram a onça caminhando na Alameda Prata, parecendo assustada, tentando entrar em uma residência.

De acordo com informações de moradores do condomínio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e em visualização pelas câmeras de segurança, ainda na tarde de sábado, a onça  entrou em um terreno vago e depois disso não foi mais avistada. 

A reportagem do Periscópio tentou contato com o Corpo de Bombeiros, porém não obteve um retorno até o fechamento desta edição. 

O JP também esteve em contato com o Condomínio Chácaras Flórida, porém os responsáveis preferiram não se pronunciar a respeito do ocorrido.

Casos anteriores

No dia 6 de setembro do ano passado, circulou pelas redes sociais um vídeo de uma onça parda andando pelas ruas do bairro Jardim Paraíso I, em Itu. Ainda nas imagens que circularam, foi possível ver o animal assustado, correndo em direção a um terreno baldio, pulando um muro e “sumindo” em mata fechada.

No mês anterior, uma onça da mesma espécie também transitava pela região, tendo sido encontrada morta após ter sido vítima de atropelamento na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), em Cabreúva.

Em 16 de outubro de 2023, uma onça-parda apareceu na zona urbana de Itu, sendo localizada nas proximidades da Praça Duque de Caxias e assustando várias pessoas.

Populares acionaram o Corpo de Bombeiros que agiu em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e do Núcleo da Floresta, que capturaram o animal, que foi sedado e não ofereceu resistência.

Já em maio deste ano, uma leitora do JP moradora do Condomínio Bothanica, em Itu, entrou em contato com a redação do Periscópio para falar a respeito da suspeita da presença de uma onça nas imediações do condomínio. De acordo com a leitora, foi possível ouvir um barulho semelhante ao rugido de onças vindo de uma área de mata.

Ao Periscópio, o síndico do condomínio, Leonardo Muller explicou o caso na época. “Na sexta-feira [dia 3 de maio] ou no sábado [04 de maio ], uma morada escutou um barulho do que parecia ser uma onça, falamos com os Bombeiros, mas depois não ouvimos mais nenhum barulho e também não vimos mais nada”.

Também em maio, no dia 13, uma onça-parda foi resgatada  no condomínio Campos de Santo Antônio, em Itu. Segundo informações do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS Núcleo da Floresta, o animal estava preso na garagem de uma casa e foi encontrado por uma moradora.

Veterinários especialistas em resgates de animais silvestres do grupo, de São Roque, foram até o local e, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu e do Corpo de Bombeiros, recolheu o animal em segurança.

Reforçando as orientações de órgãos competentes, a Prefeitura Itu informa que quem avistar uma onça ou algum animal silvestre em área urbana necessitando de resgate deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone (11) 4025-1412, que acionará o Núcleo da Floresta para as devidas providências. O Núcleo da Floresta também pode ser acionado pelo telefone (11) 99726-0291.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *