Otimização de ambientes pequenos

Apartamento e kitnets merecem atenção nos quesitos decoração e funcionalidade

Gabriela Prado

Com rotinas cheias de trabalho, faculdade e compromissos pessoais, as pessoas buscam lares pequenos para morarem e que sejam perto de tudo, como apartamentos e kitnets. Saber organizar esses ambientes só traz benefícios.

A internet é revolucionária e traz sempre novidades de decoração e construção. Móveis “3 em 1”, como são chamados alguns sofás que se transformam em cama, em mesa e em puff, ou mesas que se transformam em passadeiras ou cadeiras, por exemplo, foram criados para facilitar a vida de quem vive em ambientes compactos. Optar por móveis pequenos, mas que podem exercer mais de uma função é o ideal.

Ambientes pequenos pedem iluminação mais clara e muitos espelhos. Estes, dependendo do ângulo que são usados, podem criar espaços com maior profundidade e até mais conforto. Cores claras em paredes são escolhidas por darem ao ambiente um olhar minimalista e organizado.

Engana-se quem pensa que ambiente pequeno não pode ter objetos, almofadas e tapetes em excesso. Apartamentos pequenos pedem por mesas quadradas que se encaixem em pequenos cantos e tapetes felpudos para aconchegarem os usuários. Almofadas grandes em sofás pequenos fazem com que estes se tornem ainda mais confortáveis e luminárias expressivas são divertidas e úteis.

As cozinhas e banheiros devem ser funcionais e práticos para limpeza. As cozinhas com móveis planejados, além de estes economizarem bastante espaço, são escolhidos por serem versáteis e muito úteis na correria do dia-a-dia.

Os banheiros, assim como as salas de estar, devem ter uma iluminação clara e abrangente, sem perder o foco do conforto e funcionalidade. Adaptar ambientes pequenos para as necessidades pessoais é válido, independente do tamanho do seu lar.