Palavra livre: sugestão de Maria do Carmo é atendida em audiência da Saúde

Durante a palavra livre da sessão desta segunda-feira (02), a vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) discorreu sobre a audiência pública da Saúde presidida por ela na última semana. A parlamentar comentou que os presentes estiveram abertos ao diálogo e também relatou que uma de suas sugestões foi atendida pelo Executivo municipal, que diz estar estudando.

Há duas semanas, a vereadora levou ao plenário a denúncia de que a Farmácia Central não estava fornecendo remédios para pacientes que levavam receitas de convênios médicos. “Hoje, plano de saúde não é mais coisa de rico. A grande parte dos trabalhadores que está empregada tem plano de saúde”, afirmou, apontando ainda que muitos desses trabalhadores não têm condições de pagar por um remédio mais caro.

Sendo assim, Maria do Carmo sugeriu que, nos casos de pacientes com plano de saúde, haja uma profissional da área da assistência social para fazer uma ficha socioeconômica de quem for buscar remédios na farmácia. A vereadora então informou que a secretária da Saúde Janaína Guerino de Camargo, o diretor Ricardo Mesquita e o controlador geral Ricardo Giordani se reuniram durante a audiência e analisaram que sua proposta era viável.

“A secretária disse em sua fala que estavam fazendo diversas modificações na Secretaria da Saúde, mas que sempre eles têm em mente a humildade de reconhecer quando algum caminho traçado não atinge o seu objetivo”, disse a vereadora. “O nosso papel é esse. Estarmos ouvindo as reivindicações. Não queremos fazer crítica pela crítica, muito menos para destruir ninguém”, também disse a ex-deputada estadual.

Questionada pelo JP, a Prefeitura confirmou “que está estudando a sugestão da vereadora, com o objetivo de colocá-la em prática tão logo seja confirmada a disponibilidade de recursos para esse propósito”.

 

Outros discursos

Durante a palavra em tema livre, outros vereadores também discursaram. Normino da Rádio (PHS) e o presidente José Galvão (DEM) destacaram a “Marcha para Jesus” realizada na tarde do último sábado (30/09), que mesmo com muita chuva contou com boa participação de fiéis evangélicos de Itu. O chefe do Legislativo também destacou a visita de membros da Câmara de Ribeirão Branco (SP) ao ILI (Instituto do Legislativo Ituano), promovida recentemente, ainda destacando a importância da escola legislativa.

Já Dito Roque (Podemos), em recuperação de uma cirurgia, foi breve e comentou sobre a situação da água na cidade. Ele disse que, mesmo de licença médica, esteve em contato com Ricardo Giordani para saber o que estava sendo feito e também informou que, recentemente, houve o rompimento de uma adutora próxima ao bairro São Camilo, prejudicando aquela área.

Sergio Castanheira (PSD) foi outro a usar a palavra, voltando a falar sobre a campanha de vacinação antirrábica – que foi cancelada no último fim de semana por conta da previsão de chuva, mas volta a ser realizada nesta semana. Ele ainda declarou que participará hoje, amanhã e sexta-feira do 1º Encontro Brasileiro de Vereadores Defensores da Causa Animal, que acontece em São Paulo.