Partidos começam a definir os candidatos para as eleições que ocorrem em outubro

Desde o último dia 20 de julho é permitido aos partidos, segundo normas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a realização de convenções para deliberação de seus candidatos para as eleições que ocorrem em 7 de outubro. O período vai até 5 de agosto, o que resulta em pouco mais de duas semanas decisivas para os rumos do País.

Na esfera federal, partidos como o PDT e o PSL já confirmaram Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, respectivamente, como seus candidatos à Presidência da República. O pedetista foi o primeiro nome confirmado no que promete ser um dos mais acirrados pleitos dos últimos anos.

Em seu discurso no dia 20, o ex-ministrodisse que o País precisa de um novo projeto nacional de desenvolvimento. “O Brasil é um grande País e tem recursos e riquezas suficientes para oferecer uma vida feliz ao nosso povo. O que está faltando é coesão, um debate franco, fraterno e sem ódio sobre o Brasil que queremos”, declarou.

Ainda sem vice definido, Ciro levou um duro golpe ao ver o chamado “Centrão” (bloco de partidos de centro-direita formado por PR, DEM, PP, PRB e SD) fechar com Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano, que será oficializado candidato a presidente pela legenda no próximo dia 4 de agosto, em Brasília, pode ter como vice o empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar (governo Lula).

Já o deputado federal Jair Bolsonaro, lançado à Presidência pelo PSL no último domingo (22), tem o mesmo problema de Ciro: vice indefinido. Após perder o apoio de alguns partidos, o candidato deverá contar com a advogada Janaina Paschoal (uma das autoras do pedido de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff) completando a chapa.

Outro partido que já definiu seu candidato à Presidência é o PSOL, que lançou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, em sua convenção realizada no sábado (21). Ele terá como vice a ativista indígena Sônia Guajajara. Já o PSTU terá como candidata a cientista social Vera Lúcia. O PSC sairá com o economista Paulo Rabello de Castro.

Na região

Além das definições de candidatos a presidente, governador e senador, começam a ser definidos os concorrentes a vagas na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Solidariedade realizou convenção estadual no domingo (22) e confirmou apoio ao atual governador Márcio França (PSB).

O empresário ituano Ikaros Junior foi definido como um dos candidatos a deputado federal do partido. Já o Podemos, que também lançou apoio a França em sua convenção no domingo, terá como uma das candidatas a deputada a educadora saltense Mércia Falcini.      Outros nomes da região que ainda não foram confirmados, mas que deverão estar no pleito para deputado estadual são: Rodrigo Moraes (DEM), Eduardo Ortiz (Novo), Monica Seixas (PSOL), Thiago Gonçales (PR) e Rita Passos (PSD). Já para federal os nomes são: Herculano Passos (MDB), José Olímpio (DEM), Neto Beluci (PRB) e Matheus Costa (PSB).

 

Datas das próximas convenções (apenas partidos com pré-candidatos)

Data Partido Candidato Cidade
28/7 Democracia Cristã José Maria Eymael São Paulo
1/8 PCdoB Manuela D’Ávila Brasília
2/8 MDB Henrique Meirelles Brasília
4/8 PT Luiz Inácio Lula da Silva São Paulo
4/8 PSDB Geraldo Alckmin Brasília
4/8 Novo João Amoêdo São Paulo
4/8 Rede Marina Silva Brasília
4/8 Podemos Álvaro Dias Curitiba
5/8 PRTB Levy Fidelix São Paulo
5/8 PPL João Goulart Filho São Paulo