Pedro Mauro irá desenhar aventura do Tex na Itália

Alguns estudos de personagem feitos por Pedro Mauro (Foto: Arquivo pessoal)

O desenhista de histórias em quadrinhos Pedro Mauro, que reside na cidade de Itu, obteve mais uma conquista em sua carreira: irá ilustrar uma aventura de um dos mais tradicionais personagens das HQ italianas (ou fumetti, como são conhecidas), o Tex. Ele será o primeiro brasileiro a ilustrar o herói e a revista deverá ser publicada ainda este ano na Itália. O anúncio oficial aconteceu nesta semana.

Tex Willer é um dos personagens de western mais longevos da história dos quadrinhos, sendo publicado em diversos países do mundo. Sua criação ocorreu no ano de 1948, pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No Brasil, Tex é um dos principais títulos vendidos em banca e a sua publicação é feita pela Editora Mythos há mais de duas décadas.

“O convite surgiu há mais de um ano atrás. Na ocasião eu estava trabalhando no projeto ‘O Procurador’, com Gianfranco Manfredi, então adiamos a ideia. Outubro passado, numa visita à editora (Sergio Bonelli Editore) em Milão, voltamos a conversar e acertamos com o editor e roteirista Mauro Boselli que iríamos trabalhar juntos numa história do ranger”, conta Pedro Mauro, com exclusividade, à reportagem do JP.

Pedro Mauro será o primeiro brasileiro a desenhar uma história do Tex (Foto: Arquivo pessoal)

O experiente ilustrador, autor da trilogia “Gatilho” (publicada em 2021 em um volume único pela editora Pipoca & Nanquim), informa também que o roteiro será mesmo de Mauro Boselli, um dos principais profissionais da Bonelli. A HQ será publicada na Itália em novembro deste ano. Segundo Pedro, o editor de Tex no Brasil está provavelmente estudando a possibilidade de publicar simultaneamente no Brasil.

Pedro Mauro não pode revelar muitos detalhes sobre a história, mas está honrado em trabalhar com Tex. “Trabalhar com esse personagem está sendo um desafio e ao mesmo tempo uma honra. Desafio porque tenho que ‘cuidar bem’ desse ícone do western que completa 75 anos de publicação esse ano, e honra por ser o primeiro brasilleiro a desenhar Tex”, relata Pedro, que paralelamente tem dois projetos em mãos. “Mais tarde poderei falar mais sobre eles”.

Recentemente, além de “Gatilho” e “O Procurador”, Pedro Mauro ilustrou uma HQ do Batman em um especial intitulado “O Mundo” e também outros títulos da Bonelli, como “Adam Wild”. Também lançou o segundo volume do seu “artbook”, com novas ilustrações e HQs inéditas. O desenhista, que nasceu em Nova Europa/SP e reside em Itu há anos, vai cada vez consolidando mais seu nome no mundo dos quadrinhos desde o seu retorno à cena, em 2013.