Pesqueiros: opção tranquila para o lazer

Local de sossego e momentos de diversão descontraída, os pesqueiros possuem algumas regras para a melhor convivência

Calma, silêncio, tranquilidade… essas palavras são sempre buscadas por quem vive na correria do dia a dia e não consegue ter nenhum momento de serenidade durante a rotina. Os pesqueiros são, além de lugares de lazer, também espaços em que se pode aproveitar a natureza de forma leve e silenciosa.

Como o nome já diz, pesqueiro é um lugar em que é possível realizar a pesca esportiva e também aproveitar a natureza e se divertir. Alguns pesqueiros possuem parquinhos para as crianças, tirolesas e até pedalinho. Os pesqueiros também possuem as porções tradicionais que todo mundo adora, de batata frita, frango a passarinho, tilápia e merlusa e outros tipos de peixes.

Os pesqueiros também têm algumas regras. Uma delas é sempre pescar em silêncio, já que os peixes se assustam fácil com qualquer barulho que seja. Outra regra é não jogar alimentos nos lagos e rios, pois isso pode, além de poluí-los, colocar a vida dos peixes em risco.

Há outras regras que são praticamente universais em todos os pesqueiros. São elas:

  • Use uma vara comprida para conseguir “fisgar” o peixe. Caso o equipamento seja inferior ao do exemplar fisgado, certamente ele demandará um maior esforço e poderá enroscar nas linhas dos demais pescadores, causando transtornos;
  • Converse com o responsável pelo pesqueiro. Cada local tem sua “legislação” própria e o pescador deve respeitar;
  • Evite usar alicate de contenção, pois este pode ferir a boca do peixe por conta de mau manuseio, podendo agravar o ferimento;
  • Fique atento aos horários de funcionamento. Existem pescadores que extrapolam o horário de fechamento e não respeitam a carga horária de trabalho dos funcionários;
  • Quando fisgar um peixe muito grande, como tambaquis e pirararas, use luvas ou pano para manuseá-los. Existem pesqueiros que oferecem equipamentos apropriados para evitar ferimentos nos peixes.

 

Cerca de 30 empreendimentos do Brasil inteiro criaram as normas de pesca para pesca esportiva em pesqueiros. Os clientes serão fiscalizados e advertidos, e em alguns casos multados, se não cumprirem as normas, então é necessário ficar atento às regras de cada pesqueiro, já que estas podem variar. Se você quer sossego e diversão, o pesqueiro é a maior indicação.

Fotos: Divulgação