Polícia Federal localiza rádios piratas em Indaiatuba

Os equipamentos usados para a radiodifusão foram apreendidos e serão periciados (Divulgação/Polícia Federal)

Na manhã da última terça-feira (26), a Polícia Federal encontrou duas rádios clandestinas nas cidades de Indaiatuba e Campinas, durante uma operação para reprimir crimes contra telecomunicações. Duas pessoas foram presas em flagrante.

Segundo a PF, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão em Campinas e dois em Indaiatuba. As rádios foram fechadas. Nos locais, foram encontrados equipamentos eletrônicos e documentos.

A rádio pirata encontrada em Campinas estava situada no bairro Chácara Recanto da Colina Verde e a transmissora seria de um líder religioso. Já a rádio clandestina de Indaiatuba foi encontrada no Jardim Morada do Sol e já foi alvo de outras investigações.

Os equipamentos usados para a radiodifusão foram apreendidos e serão periciados. Ainda de acordo com a Polícia Federal, eles não eram homologados. As investigações também devem apurar se outras pessoas estavam envolvidas.

A investigação integra uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para coibir atividades irregulares de radiodifusão. A operação é a segunda fase da ação que recebeu o nome de “Frequência Negativa”.

Na primeira, em janeiro, a rádio descoberta interferia na faixa de frequência utilizada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Os locais fechados na terça, segundo as autoridades, também podem causar as mesmas interferências.