Pais de crianças autistas relatam problemas de atendimento na AMAI

Departamento Regional de Saúde (DRS) Sorocaba informa que o convênio com a AMAI foi renovado no início deste mês (Foto: Daniel Nápoli)

Pais de crianças e adolescentes assistidos pela Associação dos Amigos Autistas de Itu (AMAI) reclamam de problemas de atendimento na entidade, devido a falta de pagamentos dos salários dos funcionários.

Mãe de uma uma menina de oito anos, usuária da AMAI, Verônica Presteti procurou a reportagem do JP e alega que o desenvolvimento de sua filha está prejudicado após a redução nos atendimentos que acontecem desde o início do ano.

De acordo com Verônica, desde janeiro funcionários do espaço estão com salários atrasados. “O convênio com a Prefeitura está em dia, mas com o Governo do Estado, não”, comentou a mãe, que cita ainda que desde então os dias de atendimento foram reduzidos e funcionários acabaram deixando o espaço.

“Eles estão tendo atividades mais lúdicas, como brincar no parque. O que era direcionado para o desenvolvimento deles não está acontecendo por falta de funcionários dessa área. Falta uma terapeuta, e fonoaudióloga que a gente já tá sem faz algum tempo”, explica Verônica.

O Periscópio questionou a Prefeitura de Itu a respeito da situação e, por meio de nota, a administração municipal informou que não há instrumentos de ação por parte da municipalidade, uma vez que não há nenhum vínculo de licitação ou convênio direto entre a entidade e a Prefeitura.

“A Prefeitura de Itu atuou somente como veículo de repasse entre a entidade com os governos Estadual e Federal, mantendo todos os compromissos em dia, inclusive quanto aos pagamentos retroativos”, prossegue. 

A Prefeitura esclarece ainda que a Secretaria Municipal de Saúde atende demandas relacionadas a esse público em seu Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, inaugurado em maio do ano passado.

A reportagem também esteve em contato com o Governo do Estado de São Paulo, que por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) Sorocaba informa que o convênio com a AMAI foi renovado no início de março e que o pagamento da primeira parcela foi efetuado no dia 14 de março. O JP tentou contato com a AMAI, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Fica, porém, o espaço fica aberto para a entidade se manifestar. 

Na terça-feira (02), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 para a conscientização acerca dessa questão. 

Na cidade de Itu, a Secretaria Municipal de Saúde atende demandas relacionadas a esse público em seu Núcleo de Apoio Municipal ao Autista.

Por meio do Núcleo, há atendimento e estimulação precoce para potencializar os resultados das terapias e contará com atendimento psicológico, de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, neuropediatria, psiquiatria infantil e musicoterapia

O encaminhamento ao Núcleo é designado pelo pediatra e ou médico que acompanha a criança ou jovem (assistidos com até 18 anos). Com o encaminhamento em mãos, o paciente passará por uma avaliação com equipe multidisciplinar.

Também são oferecidos aos pais/cuidadores apoio psicológico, atividades para o bem estar (como ioga), cursos profissionalizantes, entre outros. O Núcleo de Apoio Municipal ao Autista está localizado na Rua do Patrocínio, 113, Centro. Mais informações: (11) 4850-7058.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *