Prefeito Guilherme Gazzola fala sobre a Foxconn para o “The New York Times”

O prefeito Guilherme Gazzola (PTB) falou sobre a empresa Foxconn em matéria publicada pelo jornal norte-americano “The New York Times”. A reportagem foi publicada no último dia 20 de setembro e fala sobre os planos de expansão da empresa taiwanesa em Wisconsin (EUA). Ao periódico, o chefe do Executivo ituano declarou que a área onde seria construída a companhia taiwanesa em Itu está abandonada.

“A área em que a Foxconn disse que construirá uma planta está totalmente abandonada”, disse o prefeito a um correspondente do NYT no Brasil. “Eles nem sequer manifestaram interesse em nos encontrar”, prosseguiu. A matéria fala ainda sobre como a tentativa de crescimento da empresa em solo brasileiro foi frustrada.

“A experiência da Foxconn no Brasil e outras partes do mundo ilustra o quão difícil foi replicar seu modelo de fabricação chinês de enorme sucesso em outros lugares”, afirma a reportagem assinada pelo vencedor do Prêmio Pulitzer David Barboza.

Na mesma matéria, é possível conferir um trecho de um comunicado feito pela Foxconn relatando os motivos que a fizeram “frear” o crescimento no Brasil. A empresa explica que precisou “se adaptar às mudanças de condições em mercados como o Brasil, onde a economia estagnou”.

“Esta, e as mudanças das necessidades de nossos clientes que nossos investimentos propostos foram projetados para atender, resultaram em operações reduzidas no país neste momento”, afirmou a empresa, que hoje tem cerca de 2.800 funcionários no Brasil – a meta, somente em Itu, era empregar 10 mil.

 

Foxconn em Itu

Em 2012, foi anunciado que a empresa Foxconn construiria uma fábrica em Itu. Na oportunidade, foi informado que a companhia investiria cerca de R$ 1 bilhão na nova planta, que produziria componentes para iPhones e iPads, produtos da americana Apple. Porém, a fábrica nunca saiu do papel. Recentemente, foi noticiado pela grande mídia que a empresa estaria encerrando suas operações no Brasil, desocupando galpões na planta de Jundiaí (SP).