Prefeitura de Itu e CEUNSP assinam um convênio durante solenidade acadêmica

Foto – Daniel Nápoli

Na manhã da última quarta-feira (24), durante as comemorações aos 60 anos do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), realizadas no auditório Imaculada Conceição, em Itu, foi assinado um convênio entre a Prefeitura e a instituição, que possibilitará que estudantes do CEUNSP e da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), pertencentes ao Cruzeiro do Sul Educacional, realizem estágio no Hospital Municipal de Itu, que está em construção.

O CEUNSP colaborou com o Poder Público, promovendo um investimento de R$ 100 mil que compreende equipar o futuro Hospital Municipal com seis quartos num total de 12 leitos. Inicialmente, alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina ministrados, respectivamente, pelo CEUNSP e pela UNICID farão estágio no Hospital, o que lhes possibilitará conhecer e participar da rotina de uma unidade hospitalar, com intenção de  ampliar esse benefício a alunos dos demais cursos da área de saúde oferecidos pela instituição de Itu.

Na oportunidade, ao Periscópio, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) comentou a respeito do convênio. “Você junta duas peças do tabuleiro realmente importantes: a Academia, a Universidade e o grande sonho do povo ituano que é ter um hospital próprio. A colaboração do CEUNSP e Prefeitura de Itu vai possibilitar concretizar esse sonho que o governo está realizando e mostra também a grandeza acadêmica que, desde a questão das farmácias e fisioterapias, são grandes parceiros do serviço público de Itu e que esse contrato venha referendar essa grande vitória, não só da Prefeitura e do CEUNSP, mas de toda a cidade de Itu. A gente só tem a agradecer”.

Reitor do CEUNSP de Itu e Salto desde o início deste ano e presente na instituição desde o ano de 1996, o Professor Mestre Ricardo Pereira Calegari comentou a respeito do aniversário da universidade e também do convênio. “O CEUNSP é um marco histórico. É uma instituição que tem tradição, credibilidade na sociedade e que tem mostrado com o passar dos anos todo o seu potencial e um futuro que nos espera que é muito promissor, com cursos novos a serem implantados tanto em Itu quanto em Salto. Espero que a instituição permaneça por centenas de anos aqui junto com as nossas cidades e, quanto ao convênio, é muito importante para a cidade e estamos juntos, contribuindo”.

Ex-reitor do CEUNSP e atualmente na reitoria da UNICID, o professor Dr. Luiz Henrique Amaral exaltou a instituição e a parceria. “Mostra que é uma instituição consolidada e que tem uma caminhada muito grande. É um dos maiores centros universitários do Brasil. O que nós estamos fazendo é criar possibilidade de trazermos um grupo de alunos de Medicina para que realize uma parte do estágio aqui em Itu, abrindo mais possibilidades para eles”, disse.

O evento em homenagem aos 60 anos do CEUNSP, que contou com a presença do prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP), da primeira-dama ituana Patrícia Müller, da secretária municipal de saúde de Itu Janaina Guerino e do vereador Macruz (PTB), dentre outras autoridades de ambos os município, bem como representantes acadêmicos da Cruzeiro do Sul Educacional, foi abrilhantado ainda com apresentação do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari” de Salto e do músico José Tatângelo.

A solenidade também contou com homenagens a professores e coordenadores que passaram pela instituição ao longo de suas seis décadas, além de ter sido executado o tradicional “parabéns a você”. (Daniel Nápoli)