Prefeitura de Itu nega extinção de feira no Bairro Alto

Tradicional feira seguirá sendo realizada aos sábados no local, de acordo com a Prefeitura (Foto: André Roedel)

Recentemente, circulou nas redes sociais a informação sobre uma possível mudança na feira realizada tradicionalmente aos sábados na Rua Dr. Graciano Geribelo, no Bairro Alto. A informação foi divulgada primeiramente pelo vereador Moacir Cova (Podemos), em vídeo que foi apagado posteriormente.

Segundo a publicação, alguns feirantes estariam preocupados quanto ao possível fim da feira, que existe há décadas no local. A especulação seria de que o pedido para o fim da feira naquela região seria um pedido do proprietário de um complexo gastronômico que será inaugurado na mesma via, em breve.

Diante do boato, o Periscópio, questionou a administração municipal, a respeito da situação da feira no Bairro Alto. De acordo com a Prefeitura de Itu, a informação é totalmente leviana e infundada. Segundo o poder público, é inexistente o pedido do proprietário do restaurante que está se instalando na cidade e não houve emissão de notificações para a proibição das montagens das barracas dos feirantes.

A Prefeitura esclareceu ainda que os cerca de 45 participantes da feira, que ocorre aos sábados das 6h às 12h na Graciano Geribelo, serão convocados para uma reunião com representantes do Poder Público, visando a melhor solução para a adaptação do uso do espaço público, uma vez que esse tipo de conduta é completamente comum e recorrente, respeitando o dinamismo urbano. “Reafirmamos oficialmente que não há intenção alguma da Prefeitura em extinguir a feira em questão”, frisa a administração. 

Impacto econômico

O referido complexo gastronômico em instalação (Estação 1610), segundo a Prefeitura, proporcionará 80 empregos diretos e mais 250 indiretos, além de contar com um investimento de R$ 10 milhões, dos quais parte vem sendo utilizada para a revitalização de todo o entorno do empreendimento, inclusive com melhorias estruturais e estéticas na Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu, mais conhecida como Asilo da Candelária.

A instituição será beneficiada de outras formas com a vinda do complexo gastronômico, que proporcionará renda à mesma por meio de um leilão anual, reciclagem de resíduos e uma Festa Junina, com os recursos revertidos à entidade. O novo empreendimento também se comprometeu a custear o tratamento de água do asilo, de acordo com a Prefeitura.

A administração municipal ainda destaca que o turismo e a economia local também serão fomentados com a chegada deste estabelecimento, que tem capacidade para público de 700 pessoas sentadas e estimativa de atrair 11 mil pessoas por final de semana para Itu. 

O projeto prevê ainda uma parceria com o Museu FAMA para a implantação de um acesso ao museu por meio da Rua Dr. Graciano Geribelo, facilitando a visitação do mesmo e impulsionando a cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *