Prefeitura de Salto antecipará parte de pagamento ao São Camilo

Em reunião com diretores da Sociedade Beneficente São Camilo na última segunda-feira (5), a Prefeitura de Salto se comprometeu a antecipar para o dia 7 o pagamento de R$ 600 mil. O valor corresponde a 60% do saldo a ser pago no dia 20 deste mês, pela Prefeitura, pelo funcionamento do Pronto Socorro Municipal.

A iniciativa busca reduzir os impactos do atraso de R$ 1,38 milhão pelo Governo do Estado para o funcionamento do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que atende 55 municípios da região. Os atrasos somam R$ 276.599,00 referentes a materiais de consumo do mês de junho e R$ 1.106.396,00 referente à Prestação de Serviços do mês de novembro.

A Prefeitura também se comprometeu a articular uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde, David Uip, para esclarecer o assunto. “Queremos mostrar ao secretário os transtornos que esses atrasos têm nos gerado, além de esclarecer informações que foram prestadas à imprensa, diferentes do que consta no sistema da própria Secretaria de Estado”, salientou o prefeito Juvenil Cirelli.

Dados do Portal de Finanças da Secretaria de Estado da Saúde demonstram que os repasses referentes a materiais de consumo não ocorreram em junho. Já o relatório dos repasses relativos ao custeio da Prestação de Serviços demonstram que repasse algum foi registrado no mês de novembro.

A Prefeitura considera ainda que os valores atrasados não incluem os repasses esperados para o início do mês de dezembro, que somados correspondem a mais R$ 1,38 milhão. “Em havendo atrasos também nos repasses referentes ao mês de dezembro, essa dívida pode chegar a R$ 2,76 milhões”, observa Juvenil.

Os repasses ao São Camilo para funcionamento do AME são intermediados pela Prefeitura de Salto, que também possui um contrato com a entidade para funcionamento do Pronto Socorro, Maternidade, urgência e emergência desses setores. Para o custeio do Hospital Municipal, são repassados ao São Camilo R$ 1,85 milhão mensais com recursos do tesouro municipal.