Prefeitura de Salto define Carnaval 2023

Coletiva de imprensa foi realizada na manhã de terça-feira na Prefeitura de Salto para divulgar as atrações do Carnaval 2023 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Salto)

Após um ano de planejamento com os líderes carnavalescos, o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a Guarda Civil Municipal e o Departamento de Trânsito, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, definiu que a nova passarela do samba será na Avenida dos Migrantes, cruzamento do final da Rua Nove de Julho/ SP-79. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10).

Para essa mudança, vários aspectos foram analisados, conforme explica o Secretário da Cultura Oséas Singh Jr., mas a questão preponderante foi a segurança das pessoas. “O pessoal da segurança foi taxativo em dizer que as ruas do Centro (Avenida D. Pedro II e Nove de Julho) não comportam mais eventos com milhares de pessoas, como é o caso do Carnaval. Não há rota de fuga em caso de problemas. E aprendi com o pessoal da GCM e Trânsito, que a segurança das pessoas não é algo que se negocia”.

Os desfiles de duas escolas de samba e cinco blocos, além dos Bonecões da Barra, ocorrerão nos dias 18 (sábado) e 20 (segunda), com início às 20h, na Rua Cabo Verde, e término na Rua Rússia (dispersão), percorrendo aproximadamente 250 metros. A concentração será nas ruas Hungria e Dinamarca, onde está localizado o CEMUS XI. Nos dias 19 (domingo) e 21 (terça) teremos shows e brincadeiras com os Bonecões da Barra a partir das 20h.

A Prefeitura já está definindo com a empresa de transporte horários e linhas especiais para os dias de Carnaval. No evento haverá uma área de acessibilidade, próxima ao palanque. O evento contará com segurança reforçada, por meio de operação conjunta entre GCM e PM.

Bonecões da Barra

Além do desfile na Avenida dos Migrantes, nos dias 19 (domingo) e 21 (terça), das 14h às 16h, haverá o encontro de um bloco carnavalesco com os Bonecões da Barra na Avenida Vicente Schivitaro, à margem do Rio Tietê, local onde tradicionalmente eram feitos os bonecões. Neste ano teremos novos personagens construídos pelos alunos da Oficina de Bonecões, ministrada pelo artista plástico Marcelo Pranstetter.

TRÊS CONCURSOS

A Secretaria da Cultura realizará três concursos:

Dia 11/02 – Praça XV de Novembro: Eleição do Rei e Rainha do Carnaval

Únicos requisitos para participação: samba no pé, ser maior de 18 anos e participar dos eventos nos quatro dias de Carnaval.

Prêmio: R$ 1 mil reais para cada eleito.

Dia 19/02 – Vila da Barra: Concurso de Fantasias

Três categorias: Infanto-juvenil (tema livre, até 17 anos), Adulto (livre) e Adulto (luxo), com prêmio de R$ 500 reais para cada categoria.

Todas as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@salto.sp.gov.br.

No dia 21 será oferecido um troféu para o melhor enfeite das tendas das entidades na Passarela do Samba.

Para as entidades participarem do Carnaval haverá um edital específico, para até 14 entidades, a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico. 

Nome da Passarela do Samba

Este ano, após a suspensão da pandemia, será a retomada do Carnaval. Por isso, conforme explica o secretário Oséas, “o propósito da Secretaria da Cultura é trabalhar apenas com escolas e blocos da cidade, para valorizar o artista local, sem despesas com agremiações de outras cidades.

Nesse sentido, durante os quatro dias de Carnaval, vamos alterar simbolicamente o nome da Avenida dos Migrantes para ‘Passarela do Samba – Nome do folião eleito’, homenageando a memória de alguma figura folclórica da cidade. A proposta é que todos os anos seja feita nova eleição, alterando o nome do homenageado por voto popular”.

Participe, vote em www.salto.sp.gov.br

ENQUETE – De 19 a 22 de fevereiro, a Avenida dos Migrantes será palco do Carnaval 2023. Em qual figura folclórica da cidade você vota para nominar a passarela do samba?

[  ] Caju                      [   ] Chicão                [   ] Urubatão