Procissão de Corpus Christi reúne 5 mil pessoas em Itu

Acompanhada por pessoas de todas as idades, tradicional confecção dos tapetes coloridos completou meio século em Itu

procissao1

Lucas Gandia

A celebração de Corpus Christi reuniu cerca de cinco mil pessoas na região central de Itu na última quinta-feira (26). Além de moradores da cidade, muitos turistas acompanharam a procissão, que percorreu dois quilômetros de tapetes coloridos confeccionados pelos fiéis.

Às 16h, a missa celebrada pelo padre Francisco Carlos Rossi lotou a Igreja Nossa Senhora Candelária (Matriz). Muitas pessoas tiveram que acompanhar as orações do lado de fora, na Praça Padre Miguel.

Após a cerimônia, o andor percorreu a Rua a Rua Barão do Itaim, a Praça da Independência (Carmo), a Rua Floriano Peixoto, a Praça Padre Anchieta (Bom Jesus) e a Rua Paula Souza, com destino final na Praça da Matriz.

Uma das principais tradições católicas, a procissão de Corpus Christi é marcada pela presença de famílias, crianças, jovens e idosos. Simbolizada pelas ruas enfeitadas com serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, tampinhas de garrafas, palha de arroz e flores, a tradicional confecção dos tapetes completou meio século em Itu neste ano. A celebração emociona até mesmo quem possui outra religião. “Eu não sou católica e não frequento a missa, mas gosto de ver a procissão. Acho uma festa muito bonita; é tudo muito bem feito. Sempre venho acompanhar com minha filha”, enfatiza Patrícia Menezes da Silva.

Para o ituano João Batista Pavani Junior, a celebração também é um momento de encontro com amigos. “Acompanho a procissão todos os anos. O que mais me chama atenção são os tapetes; também gosto de ver as pessoas. Desta vez, acho que tem mais gente de fora do que da cidade mesmo”, afirma.