Programa Senac de Aprendizagem insere os jovens no mundo do trabalho

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês de março aponta que a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no final de 2020. Uma alta de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, sendo essa a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.

Para atender esta demanda crescente do mercado, o Senac São Paulo promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos, capacitando aprendizes e desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio do Programa Senac de Aprendizagem. 

Ana Paula Cardoso de Araujo Santos, coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem das unidades Salto e Itu, explica que o programa tem o compromisso de desenvolver pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento por meio da educação e com foco na responsabilidade social.

“A nossa instituição conta com esse projeto que possibilita ao jovem ingressar no mundo do trabalho e conquistar seu espaço como profissional de talento. O programa é gratuito para empresas do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo contribuintes do Senac”.

De acordo com a Lei 10.097/2000 e demais legislações que dispõem sobre a Aprendizagem, as empresas precisam que uma porcentagem do quadro de funcionários seja formada por jovens aprendizes. Essas empresas podem formar parcerias com instituições educacionais, como o Senac.

A empresa interessada em matricular seus aprendizes deve entrar em contato com as unidades Salto e Itu, que estão formando novas turmas para o segundo semestre. A empresa deve preparar o processo de recrutamento e seleção e assinar o contrato de Aprendizagem com o aprendiz.

Para as empresas contribuintes do Senac, as turmas são 100% gratuitas. As empresas não contribuintes podem entrar em contato com as unidades para obter informações sobre valores dos cursos, formas de pagamento e o contrato de prestação de serviços educacionais.

“As unidades de Salto e Itu ofertam o curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com 1560 horas e duração de 18 meses. Este curso possui uma abordagem que prioriza o desenvolvimento integral do aluno, além de colaborar na construção de competências necessárias ao perfil dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nas diversas áreas do comércio de bens e serviços. As unidades podem abrir turmas sempre que houver demandas, só é necessário chegarmos ao número mínimo de matrículas. No momento, temos previsão para iniciarmos novas turmas em agosto de 2021, mas recebendo demandas antes da data analisamos novas possibilidades”, explica.

Informações e inscrições sobre o programa em www.sp.senac.br/jovem-aprendiz. O Senac Salto fica na Avenida Dra. Sonia Maria Bulle Lopes, 1.245, Jardim Buru. Já o Senac Itu fica na  Rua Maestro José Victório, 137, Centro.