Quarta dose da vacina de Covid-19 começa para pessoas acima de 60 anos

O governador João Doria (PSDB) anunciou no domingo (27) a aplicação da quarta dose da vacina de Covid-19 para as pessoas acima de 60 anos. A imunização é uma recomendação do Comitê Científico de São Paulo e começa no dia 5 de abril em todo o estado. Estarão aptos a receber a quarta dose cerca de 4,5 milhões de pessoas, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses.

A vacinação dos idosos acima dos 80 anos já havia começado no dia 21 de março e, agora, a recomendação do Comitê Científico é para a ampliação a todas as pessoas acima de 60 anos. A decisão levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron.

“Este anúncio é mais um importante passo para protegermos a nossa população, principalmente os idosos acima de 60 anos de idade. São Paulo é líder em vacinação no Brasil com mais de 104 milhões de doses aplicadas e mais de 90% da população com duas doses”, destacou a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Vacinação em Itu

A vacinação contra a Covid (conforme listagem de contemplados abaixo) e contra a Influenza (somente para idosos com 80 anos e mais) prossegue em Itu no período de 28 de março a 2 de abril.

De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 e a UBS 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até as 19h.

No sábado (02/04), haverá vacinação nas UBS 02 e 05, das 8h às 14h. Para agilizar o atendimento, é importante que o munícipe faça o cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br).

Confira quem pode receber a vacina contra a Covid:

  • 1ª dose para crianças a partir de 5 anos
  • 1ª dose para pessoas com 12 a 17 anos
  • 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais
  • 2ª dose para vacinados com a 1ª dose de Astrazeneca (Fiocruz) há mais de 8 semanas
  • 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há mais de 21 dias
  • 2ª dose para pessoas de 12 a 17 anos vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há mais de 8 semanas
  • 2ª dose para vacinados com a 1ª dose de Coronavac há mais de 28 dias
  • Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido a dose única da Janssen há mais de dois meses
  • Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido a 2ª dose da vacina Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há mais de quatro meses
  • 1ª dose de reforço para imunossuprimidos vacinados com a 2ª dose há mais de 28 dias
  • 2ª dose de reforço para imunossuprimidos vacinados com a 1ª Dose de reforço há pelo menos 4 meses
  • 2ª dose de reforço para idosos com mais de 80 anos que tenham recebido a dose adicional (3ª dose) do imunizante há mais de 4 meses (neste momento, a 2ª dose de reforço poderá ser feita com a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, conforme disponibilidade).