Represa do Braiaiá tem sua capacidade ampliada

Superintendente da CIS e prefeito de Itu conferem a chegada da água na nova represa do Braiaiá (Foto: Moura Nápoli)

A Prefeitura de Itu reuniu imprensa na manhã da última quarta-feira (27) na represa do Braiaiá para apresentar a nova barragem, que passará a ter 10 metros de altura e 500 metros de extensão. Na oportunidade, os presentes também puderam verificar a chegada da água na barragem.

Segundo Guilherme Gazzola (PL), “de um limão, fizemos uma limonada”, referindo-se ao rompimento da antiga barragem ocorrido no manancial em janeiro último, que acabou desencadeando na formação da nova represa.

O desassoreamento da represa utilizou cinco caminhões que retiraram 17 metros cúbicos de terra em cada uma das dezenas de viagens realizadas diariamente, o que culminou no crescimento da área de reservatório, além de a retirada do lodo apareceram minas que agora vertem água para a represa após o desassoreamento.

A captação do Braiaiá, que este ano completou 110 anos, fornece 110 litros de água por segundo para tratamento na Estação de Tratamento do Rancho Grande e agora passa a ser responsável por 11% da quantidade de água utilizada no abastecimento da cidade e por 15% da quantidade tratada na ETA Rancho Grande, que é responsável por 80% do abastecimento na região central de Itu.

Na oportunidade, além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Luciano Ribeiro (PL), secretário de Governo e Casa Civil Ricardo Giordani e o Superintendente da CIS – Companhia Ituana de Saneamento Reginaldo Santos, além de colegas da imprensa escrita e falada de Itu.