Rodrigo Moraes participa do projeto “Deputado nas Escolas”

O deputado estadual Rodrigo Moraes fez uma apresentação sobre a divisão dos poderes e as competências de cada um deles (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Rodrigo Moraes (PL) participou, nesta semana, do projeto “Deputado nas Escolas”, visitando a Escola Estadual “Prof. Anthenor Fruet”, localizada no bairro Cidade Nova, em Itu. Na oportunidade, Rodrigo foi recebido pela comunidade escolar e fez uma apresentação sobre o funcionamento dos Três Poderes, as competências de cada representante público e ouviu questionamentos dos alunos.

A iniciativa partiu da diretora Cristiane Aparecida Ferreira e foi aceita por Rodrigo Moraes. “A ideia surgiu a partir do momento que a gente viu que a sociedade precisa ter um conhecimento maior de como funciona a política brasileira, as instituições, a Constituição, qual a competência e atribuições de cada representante público eleito pelo povo. E a escola é um lugar que forma o cidadão, que prepara as pessoas. Um país forte é um país que tem uma boa educação”, declarou o deputado.

O parlamentar ituano esteve acompanhado do vereador Dr. José Galvão (União) e abriu espaço para as demandas dos estudantes. “Me senti muito feliz de estar na escola e poder falar com os alunos, e até da atenção que eu tive lá dentro. Foi uma presença maciça e eles ouviram, opinaram, fizeram questionamentos. Isso é muito salutar, muito importante. A democracia ganha com isso”, finaliza.

Segundo o professor de História Rodrigo Paulino, os estudantes fizeram perguntas que “não querem calar” sobre educação, segurança, psicólogo nas escolas, entre muitos outros projetos que desejam. “Nossos jovens têm o direito de cobrar e saber onde cobrar seus direitos”, afirmou o professor, que informa que as ideias levantadas pelos alunos serão levadas pelo parlamentar à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Ainda de acordo com Paulino, os alunos da escola estadual já estão acostumados com figuras públicas e não se sentem acuados. “Antigamente eles achavam que esses contatos eram impossíveis de acontecer, hoje sabem que é totalmente acessível”, declara o professor. Segundo ele, o projeto deverá receber outros deputados, que não poderão fazer campanha durante a explanação. Também não serão recebidos candidatos, apenas aqueles em exercício pleno do mandato.

“Cada parlamentar em exercício terá de apresentar seu projeto e pauta com antecedência e não poderá sair de sua fala. As perguntas dos jovens não serão apresentadas de forma antecipada, fazendo com que cada um tenha o dever de estar preparado para atender aos anseios dos alunos”, afirmou o professor. O prefeito Guilherme Gazzola (PL) também deverá ir à escola com o projeto “Roda Jovem”. “Acho incrível os debates com os alunos, nosso ensino médio é extremamente politizado”, finaliza Paulino.