Saúde de Itu é premiada por reduzir a transmissão da Sífilis Congênita

Da esq. para a dir.: Janaina, Dráurio Barreira, Michele e Ana Paula durante a premiação (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

No último dia 25, a secretária de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, esteve na capital paulista para receber o Prêmio Luiza Matida pelo trabalho desenvolvido em Itu na redução de transmissão vertical da sífilis congênita, entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita – “Reduzir as desigualdades contribui para eliminar a Sífilis Congênita”.

Janaina esteve acompanhada pela coordenadora do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) de Itu, Michele Freire, e pela coordenadora geral de Enfermagem da pasta, Ana Paula Lupo.

A Semana Paulista tem como objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no Estado de São Paulo, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território, visando à eliminação desse agravo.

A Secretaria Municipal de Saúde também participou, representada por Michele e pela assistente social da rede de saúde de Itu, Tatiane Hsu Castellucci, da exposição dos 40 anos do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids SP com o trabalho que detalhou o resultado do uso do Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (SIMC) no município de Itu, entre os meses de janeiro e julho de 2023.

As dificuldades de monitorar alguns índices e indicadores referentes às pessoas vivendo com HIV, após a pandemia de Covid-19, em Itu, evidenciaram a necessidade de adesão a ferramentas tecnológicas que viabilizam o acesso a dados importantes para o acompanhamento da saúde dessas pessoas.