Semana Santa em Itu tem programação definida

Coral Vozes de Itu estará participando das ações da Semana Santa (Foto: Juliano Cristofoletti/Divulgação)

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária definiu a programação da Semana Santa na cidade. No dia 17 aconteceu a recepção da imagem de Nossa Senhora das Dores, vinda da Igreja Nossa Senhora do Carmo. 

Neste sábado (23) acontece a Missa de Ramos às 16h no Lar Nossa Senhora da Candelária; às 18h, na Igreja Bom Jesus e às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Todas com Bênção e distribuição de Ramos.

Já no domingo (24) haverá a Missa e Bênção dos Ramos, às 7h, na Igreja Matriz; 8h, Igreja Bom Jesus; 9h30, Bênção de Ramos e Procissão ao redor da Praça Padre Miguel, seguida de Missa na Matriz; 18h, Missa no Bom Jesus e Matriz; 19h, Procissão de Nossa Senhora das Dores partindo da Matriz e 19h, Procissão dos Passos, partindo da Igreja do Carmo, encontro das duas procissões seguindo para a Igreja do Carmo.

Na terça-feira (26), 19h, Via Sacra na Praça Padre Miguel; quarta-feira (27), 11h, Via Sacra na Igreja Matriz; Quinta-Feira Santa (28), Instituição da Eucaristia e Lava-Pés, 19h30, após a Missa, o Santíssimo será transladado para a Igreja Bom Jesus, onde acontecerá a Vigília da Guarda ao Santíssimo.

Na Sexta-Feira Santa (29), Paixão e Morte de Jesus, das 7h às 12h, Vigília de guarda ao Santíssimo Sacramento no Bom Jesus; 15h, solene celebração da Liturgia da Paixão do Senhor; 19h, reflexão das Dores de Maria; 20h, Procissão do Senhor Morto.

No Sábado de Aleluia (30), Vigília Pascal e Benção do Fogo Novo, às 8h, Oração de Laudes na Capela do Santíssimo, na Igreja Matriz e 19h, Vigília Pascal, Benção do Fogo Novo, do Círio Pascal, Canto do Exultet, Missa da Ressurreição, Renovação das Promessas do Batismo e Bênção da Água, na Matriz.

No Domingo de Páscoa (31), 06h – Procissão da Ressurreição e do Encontro.

7h, Missa Solene da Ressurreição; 8h, Igreja do Bom Jesus; 10h, Missa Festiva de Páscoa; 18h, Igreja do Bom Jesus e 19h, Missa de Páscoa. 

Coral Vozes

Desde o mês de fevereiro, o Coral Vozes de Itu está preparando-se para participar das tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu, apresentando um patrimônio musical exclusivo desta cidade. Obras compostas ao longo do século XIX estarão integradas às celebrações da Paixão e Morte de Jesus. Em especial, neste ano, celebram-se os 190 anos de nascimento do compositor ituano Elias Álvares Lobo. 

Dentre as cerimônias tradicionais que contarão com a participação do Vozes de Itu, destaca-se a Procissão de Passos, tradição portuguesa realizada em Itu desde 1785 ininterruptamente, pela Ordem do Carmo, a única comunidade paulista a manter viva essa prática religiosa. Além do canto da Verônica composto pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo há mais de duzentos anos, o Vozes de Itu executará os Motetes de Passos, composição do maestro José Mariano da Costa Lobo com a participação da Orquestra Tristão Mariano.