Sinal Verde: Massa campeão?

A temporada 2008 da Fórmula 1, que oficialmente terminou com Lewis Hamilton campeão, parece que não terminou. Pelo menos não para o brasileiro Felipe Massa, que perdeu aquele campeonato por uma diferença de apenas um ponto.

Massa, 15 anos depois, entrará na Justiça pelo título daquela temporada. Ele pedirá a anulação do GP de Singapura, quando foi comprovado que seu compatriota, Nelsinho Piquet, então na Renault, teria batido de propósito naquela corrida para forçar a entrada do safety-car e assim beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que acabou vencendo prova.

O escândalo estourou em meados de 2009 e, se tivesse sido comprovado ainda em 2008, antes da premiação de final de ano, pelo regulamento a corrida poderia ter sido anulada e, com isso, Hamilton, que somou seis pontos naquela corrida, perderia a taça para Massa.

O caso voltou a repercutir em março desde ano, quando o ex-chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone expôs detalhes até então desconhecidos. Em uma entrevista ao Portal f1-insider.com, o bilionário revelou que ele e Max Mosley, então presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), teriam sido informadas ainda em 2008 sobre o que aconteceu na corrida em Singapura.

Após estudar suas possibilidades nas últimas semanas, Massa decidiu entrar na Justiça. Será uma longa novela. Pelo regulamento, qualquer mudança está perdida, porém a declaração de Ecclestone de que soube do ocorrido ainda em 2008 poderá mudar o cenário. Hamilton não teve culpa, mas foi beneficiado. De fato, como tudo já foi comprovado, o mais justo seria o título ir para Massa. Não por ser brasileiro. Falaria isso tranquilamente se fosse Lewis no lugar de Felipe na busca pelo reconhecimento. Aguardemos.

Ainda falando em Singapura, a próxima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 será por lá. O GP será domingo (17) e tem início às 9h (horário de Brasília), com transmissão da Band. Vamos em frente!