Sinal Verde: Nova mudança?

Será votada na terça-feira (25) uma possível nova mudança na Fórmula 1, em relação à corrida sprint. Estão programadas seis dessas provas nesta temporada: Azerbaijão [a próxima etapa], Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e São Paulo.

A mudança proposta é a de que o resultado da corrida sprint não sirva para definir o grid de largada para a prova principal do domingo, havendo assim uma nova qualificação.

A alteração separaria o evento de corrida sprint do resto do final de semana do GP, com a sexta-feira tendo um treino livre e a qualificação para o GP de domingo.

A qualificação para a corrida sprint seria então realizada no sábado de manhã no lugar do segundo treino livre, com a própria corrida sprint acontecendo no sábado à tarde.

A intenção é que, com a mudança, os pilotos possam ser menos cautelosos durante a corrida de 30 minutos devido à menor probabilidade de prejudicar suas perspectivas para o GP.

A corrida sprint ainda contaria pontos para o campeonato, com o primeiro colocado somando 8 pontos; o segundo, 7; o terceiro leva 6; o quarto fica com 5 pontos; o quinto colocado 4; o sexto marca 3; o sétimo soma 2 e o oitavo colocado terminando com 1 ponto.

A proposta tem divido opiniões. Se pararmos para pensar, a ideia fará na verdade com que os pilotos fiquem ainda mais cautelosos. Já que a prova não definirá o grid, será ainda mais difícil um piloto arriscar, ainda mais com o orçamento tão limitado para a temporada. A mudança só trará a chance de um desgaste “em vão” de equipamentos, embora a corrida seguirá contando pontos para o campeonato. Aguardemos.