Sinfônica de Indaiatuba executa Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák

Segundo concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba traz Dvořák e Smetana (Foto: Felipe Gomes/Divulgação)

Dois renomados compositores da música clássica tcheca marcam o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que acontece no dia 1º de abril (sexta-feira), às 20h. A segunda apresentação desta temporada 2022 trará, em seu repertório, a Sinfonia n.º 9 em Mi Menor ‘do Novo Mundo’, de Antonín Dvořák; e O Moldávia, de Bedřich Smetana. Essa noite musical será sediada no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com entrada gratuita. A direção e a regência são do maestro Paulo de Paula.

Smetana e Dvořák têm muito em comum. Além do país de origem, a República Tcheca, ambos transitaram não só pelo mesmo período artístico e cultural, o Romantismo, como também pertenceram ao mesmo movimento musical nacionalista, eclodido no século 19. Tantas referências em comum conferem características similares às obras desses compositores. Por exemplo, uma forte presença de elementos folclóricos e da música popular. Toda a produção desses artistas traz uma mescla entre os recursos mais sofisticados da música clássica/sinfônica e as inspirações enraizadas nas tradições de sua terra natal.

Vale lembrar que, em conformidade com as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o uso de máscaras em ambientes internos e externos passa a ser facultativo, porém, a Orquestra segue encorajando o uso para aqueles que assim desejem. Para conferir o concerto do dia 1º de abril (sexta-feira) basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada.

A apresentação é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O concerto será promovido no anfiteatro Rainha dos Apóstolos, que fica no Mosteiro de Itaici, situado à Rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici.