SOS Mata Atlântica recebe o público para atividades em sua sede em Itu

Evento contará com visitação a espécies nativas e outras atividades grátis (Foto: Divulgação)

A Fundação SOS Mata Atlântica promove no sábado (16), das 9h às 13h, mais uma edição do tradicional Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento convida o público a conhecer a sede da organização, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, em Itu, interior de São Paulo, em meio a uma programação especial.

Sob o tema “Árvores da Mata Atlântica”, este Porteira Aberta será uma oportunidade de os visitantes conhecerem mais sobre as árvores nativas do bioma e celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. A visitação passará por diferentes espécies presentes no local, como o jequitibá-rosa, conhecido como “rei da floresta”, título conquistado por ser uma das árvores mais altas da flora brasileira, além de uma das mais longevas. As atividades incluem visita ao viveiro de mudas, trilha dos Jequitibás e caça às árvores da Mata Atlântica guiada pelo aplicativo Natu Contos.

Além de destacar o trabalho da ONG nas áreas de restauração florestal, pesquisa e educação ambiental, o Porteira Aberta tem como objetivo reunir pessoas de todas as faixas etárias que compartilhem interesse pelo meio ambiente, promovendo a troca de conhecimentos. Segundo Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto acredita fortemente no poder da experiência para expandir a consciência ambiental entre a população.

“Oferecer oportunidades de contato direto com a natureza ajuda as pessoas a se inspirarem na defesa do meio ambiente”, explica Kelly. “Vivenciar os resultados da restauração das florestas e da melhoria da qualidade da água, compreendendo a importância das áreas protegidas e conservadas para a biodiversidade, faz toda a diferença”, completa.

Originalmente uma fazenda voltada à produção de café e criação de gado, o Centro de Experimentos Florestais é hoje um grande exemplo dos inúmeros benefícios da restauração florestal. Em 16 anos de atuação, vem acumulando resultados notáveis – incluindo a recuperação de nascentes e o aumento significativo da presença de animais na região.

O espaço abriga ainda um viveiro com a capacidade de produzir anualmente 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica, que são posteriormente implantadas em projetos na região e nas áreas da própria fazenda. Nesse processo de recomposição da floresta já foram plantadas 720 mil mudas de árvores.

O Porteira Aberta é uma atividade gratuita e voltada ao público geral, com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas em https://www.sympla.com.br/evento/porteira-aberta-arvores-da-mata-atlantica/2142455.

SERVIÇO:
Porteira Aberta
Quando: 16 de setembro de 2023, das 9h às 13h
Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN (Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP)
Mais informações: (11)3262-4088 ou isabela@sosma.org.br