Tem início em Itu a Folia do Divino

A bandeira, conduzida pelo alferes, é um símbolo tradicional, enfeitada com fitas coloridas que são substituídas ano a ano (Foto: Arquivo/Fernanda de Francisco)

A partir deste sábado (06), tem início, em Itu, a preparação para a festa de Pentecostes, iniciativa do Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu. Serão sete visitas da Bandeira do Divino Espírito Santo a residências, transformadas em pousos, para a reza, louvações, cantoria e bênção, a cargo do curador. Desta forma, mantém-se viva uma das mais importantes celebrações populares da fé entre os paulistas.  

Cada pouso contempla um dos dons do Espírito Santo. A bandeira, conduzida pelo alferes, é um símbolo tradicional, enfeitada com fitas coloridas que são substituídas ano a ano. À medida que se caminha para o tempo de Pentecostes, as fitas ganham nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo. 

A Folia do Divino surgiu no período colonial, no Brasil, evento comum a toda a região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, no qual elementos de duas culturas – portuguesa e indígena, encontram-se. As celebrações se encerram no dia 19 de maio, domingo de Pentecostes, com o Cortejo Solene da Bandeira do Divino, percorrendo o centro histórico de Itu. 

A organização desta tradição é iniciativa do Instituto Cultural de Itu e visita famílias que solicitaram os pousos em 2023. Elas recebem uma imagem do Espírito Santo confeccionada especialmente para a sua residência, que continua abençoando a família.