Tradicional Festa de Santa Rita começa em Itu

Fiéis percorreram as ruas centrais da cidade carregando a imagem da Santa das Causas Impossíveis (Foto: Cristiano do Prado/Arquivo)

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária realiza, desde segunda-feira (13), a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia. As festividades acontecem na igreja dedicada à santa, localizada no centro histórico da cidade de Itu. As festividades contarão com Novena, Tríduo, Missas Solenes e Procissão, além da Quermesse. A festa vai até o dia 26 de maio.

A Novena teve início na segunda e prossegue até o dia 21 (terça), às 19h, com reza do Terço, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. No dia 22 (quarta), dia dedicado a Santa Rita de Cássia, com Missa Festiva, às 8h, e Missa Solene, às 19h. A missa das 19h será transmitida pela Rádio Nova FM 105,9 e pelo site: www.novaitufm.com.br.

No dia 23, quinta-feira, tem início o Tríduo preparatório para a Procissão de Santa Rita, com missas às 19h, prosseguindo até dia 25, sábado. No dia 26 (domingo),  acontece a Missa Solene às 9h. No período da tarde, às 16h, será realizada a tradicional Procissão de Santa Rita pelas ruas do centro da cidade, que reúne milhares de fiéis.

Entre os dias 13 e 25 de maio (dias da Novena, dia de Santa Rita e dias do Tríduo) haverá venda de pastel. A Quermesse, com diversas barracas, será realizada nos dois finais de semana, dias 18 e 19, 25 e 26 de maio. Aos sábados, a partir das 17h e domingos, a partir das 10h.

Itu e a devoção à Santa Rita – A devoção dos ituanos à Santa Rita de Cássia remonta aos tempos da fundação de Itu, já que aqui, em 1728 foi construída a capela dedicada a ela, que existe até hoje quase 200 anos antes de se tornar santa. Ela foi canonizada pelo Papa Leão XIII, em 24 de maio de 1900.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *