Usuário denuncia falta de cobertura de medicação, plano de saúde nega

Recentemente, um usuário do convênio da Unimed Salto/Itu entrou em contato com a redação para fazer uma denúncia de que a cooperativa teria negado cobertura obrigatória para sua mãe, uma paciente com esquizofrenia. A Unimed nega.

Ao JP, o homem alega que foi negada para sua mãe a aplicação de uma medicação que custa quase R$ 3 mil e tem de ser aplicada mensalmente. “Não só negaram um procedimento de cobertura obrigatória como só enviaram a carta de negativa após 17 dias, sendo que são obrigados pela ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] a enviar em, no máximo, 24 horas”, comenta o reclamante.

“Não bastasse tudo isso, ainda ligaram para a paciente com esquizofrenia para dar a notícia e isso só a deixou mais agitada, e tentou o suicídio, sendo que claramente no laudo médico estava descrito que a paciente está em crise e não é capaz de entender informações, e que todo contato deveria ser feito com seu tutor legal”, acrescenta o filho da paciente.

O reclamante explica ainda que conseguiu as quatro primeiras aplicações da medicação por um outro programa especializado. “Mas agora a Unimed precisa cobrir a partir da quinta aplicação ou a paciente corre risco de morte e todos os familiares, pois a pessoa sem a medicação se torna altamente agressiva”.

Ainda segundo o conveniado, a “Unimed insiste em falar que tem medicamentos mais baratos pra isso, porém a paciente já tomou e não fez efeito, e também insistem em falar pra ela tomar comprimido, mas paciente com esquizofrenia nega medicação, por isso é necessário medicamento injetável”.

O JP questionou a Unimed Salto/Itu que, por meio de nota, informa que “cumpre integralmente a Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18) tanto no contato com os beneficiários como na rotina de autorização de procedimentos”.

A cooperativa esclarece ainda que “não houve solicitação inicial de documento de negativa de cobertura, o que foi feito, dentro do prazo legal, quando solicitado”. Por fim, explica que “possui profissionais da especialidade demandada disponíveis dentro dos prazos legais, mas que a beneficiária optou por atendimento por médico fora da rede da operadora”.

Um comentário em “Usuário denuncia falta de cobertura de medicação, plano de saúde nega

  • 15/12/2022 em 03:51
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    Passei pelo mesmo problema. Um absurdo um plano de saúde como esses negar tal atendimento.

    No meu caso só resolveu processando mesmo a Unimed. Mas recomendo que faça isso, pois os juízes não aguentam mais tanta exploração desse plano de saúde ridículo que só está causando problemas, desrespeito e morte de pacientes, mascarados num prédio novo que só tem fachada, porém, péssimo atendimento.

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