Vem, 2018!

A virada do ano está próxima. É hora de dar adeus a 2017 e celebrar a chegada do novo ano. Confira como esta tradicional comemoração surgiu e as principais superstições

Beatriz Pires

É só o calendário marcar o dia 1º de dezembro que já começamos a nos preparar para as festas de fim de ano. Quando a ‘folhinha’ chega ao último dia do ano, são diversas as tradições e superstições adotadas pela maioria das pessoas.

As comemorações de Ano Novo variam de cultura para cultura, mas universalmente, a entrada do ano é festejada mesmo que em diferentes datas, como é o caso de países como a China, o Camboja, a Tailândia, o Sri Lanka e a Índia, entre outros.

A primeira comemoração conhecida ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C.. Na Babilônia, a festa começava na lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador, período em que os dias e noites tem a mesma duração.

Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro. Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. – 476 d.C.). O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a.C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a.C.. Em 1582, a Igreja consolidou a comemoração quando adotou o calendário gregoriano.

 

Comemorações pelo mundo

Outro ponto curioso é a maneira que cada país celebra a chegada do novo ano. Na Itália, o Ano Novo é a mais pagã das festas, sendo recebido com fogos de artifícios que deixam todas as pessoas acordadas. Dizem que os que dormem na virada dormirão o ano todo. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais; o pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem para festejar na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.

Já nos Estados Unidos, a mais famosa passagem de Ano Novo é em Nova York, na Times Square, onde as pessoas se encontram para beber, dançar, correr e gritar. Em Sydney, uma das mais importantes cidades da Austrália, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão postal da cidade. Para assistir ao espetáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os “pubs” e as praias.

Na França, o principal ponto é a Avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe (para as crianças, sucos e refrigerantes). Na Inglaterra, grande parte dos londrinos passam a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos.

Já na Alemanha, as pessoas reúnem-se no Portal de Brandemburgo, perto de onde ficava o Muro de Berlim. Tradicionalmente, não há fogos de artifício, diferentemente de Portugal, onde há uma memorável queima de fogos.

 

Simpatias e superstições

No Brasil, muitas pessoas costumam apostar em simpatias e superstições para terem um bom ano. Confira as mais utilizadas:

  • Usar roupas novas

A superstição diz que usar roupa nova é como ser uma folha em branco para escrever uma nova história no ano que se inicia, daí também o fato de usar o branco.

  • Comer lentilha

Na ceia do Ano Novo, muitas pessoas costumam comer uma colher de lentilha. Acredita-se que, além de garantir fartura durante o ano inteiro, o alimento, que cresce quando é cozido, garante também o seu crescimento.

  • Comer uvas

Outra superstição é comer 12 gomos de uva separando as sementes no dia da virada e depois envolvê-las em um guardanapo e guardà-las na carteira durante o ano todo, para garantir dinheiro nos 12 meses.

  • Pular ondas

Para quem vai passar o Réveillon na praia, a dica é pular sete ondinhas, fazendo um desejo para cada uma. Quando terminar, afaste-se aos poucos, andando de costas, sempre encarando o mar. Só vire-se de costas para o oceano quando sair completamente da água. Assim, segundo a tradição, você deixará toda a energia negativa no ano que passou.

     

Uma das superstições mais conhecidas em nosso país é a da cor da roupa usada na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. De acordo com alguns astrólogos, as cores possuem grande influência e poder em nossas vidas, por isso, a cor escolhida pode fazer uma grande diferença no seu ano. Confira quais cores usar para obter o que deseja:

  • Paz e tranquilidade: use roupas brancas na virada. Essa cor representa a pureza, trazendo a calmaria e renovação.
  • Dinheiro e otimismo: use roupas amarelas ou douradas. Além disso, a cor amarela simboliza felicidade e desperta o ânimo.
  • Saúde e harmonia: use roupas azuis. Essa cor transmite serenidade e ajuda na conquista desses itens.
  • Esperança e fertilidade: use roupas verdes na virada do ano. O verde também atrai sorte, proporcionando estabilidade e confiança.
  • Felicidade no amor: as roupas rosas são perfeitas para quem procura mais romance, já as roupas vermelhas são para quem deseja paixão e sexo.