Vereador critica formato de audiência pública durante Palavra Livre

Durante a palavra em tema livre da última sessão ordinária, realizada no dia 17 de agosto, os vereadores Patrícia da Aspa (PSD) e Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania) abordaram a situação do posto do Centro de Controle de Zoonoses do Pirapitingui – leia mais aqui. Já o vereador Normino da Rádio (Cidadania) falou sobre a Frente Parlamentar do Comércio, que foi instituída através de projeto de sua autoria.

José Galvão (DEM) elogiou o presidente Thiago Gonçales (PL) por conta da instituição do Parlamento Regional. O vereador também informou que voltou a realizar o programa “Fala Galvão” na rádio Nova Itu FM aos sábados pela manhã. Já Luisinho Silveira (MDB) comentou sobre sua atuação parlamentar acompanhando trabalhos do Executivo.

Thiago Gonçales falou sobre o Projeto Adote uma Praça, que contou com a entrega na semana passada do novo sistema de lazer do Itu Novo Centro, e relatou os trâmites de para a formação do Parlamento Regional, que ele irá presidir por dois anos. Segundo ele, o parlamento ajudará a resolver demandas em comuns das cidades da região.

Célia Rocha também parabenizou Adautinho pelo Parlamento Regional, além de Galvão e Mané da Saúde (PDT), que integram comissões. Também parabenizou a empresa Menezes & Sgarbi pela inauguração do sistema de lazer no Novo Centro. Dito Roque (PL) e Donizetti André (Republicanos) também falaram do Parlamento. Dito também criticou a situação econômica do país, cobrando que o governo federal faça alguma coisa.

Por último, Eduardo Ortiz (MDB) reforçou que os cuidados contra a pandemia devem continuar, como o uso de máscaras. Ele também cobrou fiscalização da Prefeitura em locais que estão gerando aglomerações, como lojas de conveniência em postos de gasolina.

Ortiz fez críticas ao formato de audiência do PPA (Foto: Arquivo/Câmara)

Plano Plurianual

Ortiz também comentou sobre o projeto de lei do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025, que já tramita na Câmara. O PPA é o documento que define as diretrizes e o plano de ação do governo, bem como suas prioridades, para um período de quatro anos de gestão, que tem início no segundo ano do mandato do prefeito e se encerra no primeiro ano do mandato posterior (2022-2025).

Segundo o edil, a Prefeitura realizou uma “pseudo” audiência pública, em que não pode ser debatido o tema da maneira correta. Porém, no dia 27 de agosto, às 14h, a Câmara de Itu realiza uma audiência pública para a demonstração e avaliação do PPA. A audiência pública ocorre no Plenário da Câmara e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Itu.

A audiência pública ocorre nos termos do Art. 48, Parágrafo Único, Inciso I, da Lei Complementar nº 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade fiscal.