Vídeo com visita guiada que narra história da Fábrica São Luiz será lançado em Itu

Gravação da visita guiada na Fábrica São Luiz contou com apoio da Lei Paulo Gustavo (Foto: Divulgação/ Regina Lonardi)

Com o benefício da Lei Paulo Gustavo, o Espaço Fábrica São Luiz lançará neste mês de julho o vídeo de uma visita guiada contando a história da primeira indústria do Estado de São Paulo, a “Fábrica de Tecidos São Luiz”, movida a vapor e fundada em 1869.

O vídeo discorre sobre o momento histórico da fundação da Fábrica São Luiz, em 1869, o local onde foi erigida, seu entorno, a vinda de seus maquinários: caldeira, teares, fusos e insumos, as estruturas de suas diversas construções, prédios, chaminé e túnel, a importância de sua fundação e a influência na história do Brasil. Mostra também o ambiente de convivência harmoniosa entre funcionários e patrões, bem como o processo de restauro, transformação em um Espaço Cultural, com ambientes de eventos, locação de espaços e adequação para total utilização. 

Por fim, convida o público para que venha fazer pessoalmente a visita guiada, que ocorre todo primeiro domingo do mês, de forma gratuita, durante o evento Antiguidades & Curiosidades, sempre às 15h ou que agende previamente uma visita em grupo, com um custo, hoje, de R$ 10,00 por pessoa. Toda renda obtida com eventos e visitas é revertida, integral e diretamente, para o restauro completo da Fábrica.

O vídeo para Internet “Visita Guiada da Fábrica de Tecidos São Luiz” foi aprovado no Chamamento Público nº 08/2023 – Seleção de Projetos Culturais Destinados ao Setor do Audiovisual, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu – São Paulo com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *