“Visita” de onça parda em área urbana preocupa moradores

No dia 6 de setembro, circulou pelas redes sociais um vídeo de uma onça parda andando pelas ruas do bairro Jardim Paraíso I, em Itu. Ainda nas imagens que circularam, foi possível ver o animal assustado, correndo em direção a um terreno baldio, pulando um muro e “sumindo” em mata fechada.

Recentemente, uma onça da mesma espécie também transitava pela região, tendo sido encontrada morta após ter sido vítima de atropelamento na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), em Cabreúva.

O Periscópio conversou nesta semana com o biólogo Rafael Mana, diretor do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), da cidade de São Roque, e que atende os municípios da região, incluindo Itu.

De acordo com Mana, pelo vídeo, trata-se de uma onça parda de no máximo dois anos de idade, macho, que está se desgarrando da mãe agora. “Na verdade, essa onça provavelmente é um dos filhotes que a gente estava monitorando em uma fazenda. Era uma fêmea com dois filhotes e já estava na hora desses filhotes se desgarrarem”, comenta.

O local em que o felino foi visto está junto à APA (Área de Preservação Ambiental) do Tietê, estando perto de uma fazenda em que uma família de onça vem sendo monitorada. Ainda segundo Mana, uma onça parda é um animal que pode andar até 24 km em uma noite.

“É um animal que anda muito, então não é de se espantar que esse animal passe pela cidade. O que atrai esse animal pra dentro do bairro é a invasão das áreas verdes. No bairro o pessoal cria galinha na área verde, cavalo, faz churrasco, deixa resto de comida, tem muitos animais dentro da área verde e esse é um animal oportunista e vai predar esses animais. Se por um acaso ele entrar no fundo de uma dessas casas e um cachorro espantar, ele vai pra rua, que foi o que aconteceu”.

O biólogo destaca que a onça parda nunca vai atacar alguém se ela não estiver acuada. “Se você encontrar um animal desse na rua, ele vai fugir de você. É um animal que não vai atacar por atacar. Só se estiver acuada. Não é um animal agressivo. Não vai atacar pessoa, cavalo, cachorro, só vai atacar o cachorro se ele avançar, daí vai atacar para se defender”. O profissional diz ainda que provavelmente o felino não vai aparecer mais por lá, pois é um animal de passagem e estava bastante assustado.

A reportagem ouviu também a Prefeitura de Itu, que informa que quem reside perto de Áreas de Preservação Ambiental e tem receio de ser visitado por uma onça deve usar cerca elétrica em seu imóvel, recolher galinhas e outros animais de criação no período noturno e ainda deixar um rádio de pilha ligado, pois o barulho de humanos tende a afugentar o bicho.

A Prefeitura informa ainda que quem avistar uma onça ou algum animal silvestre em área urbana necessitando de resgate deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone (11) 4025-1412, que acionará o Núcleo da Floresta para as devidas providências. O Núcleo da Floresta também pode ser acionado pelo telefone: (11) 99726-0291.