Motos: a importância do balanceamento e seus tipos

Além de oferecer segurança ao motociclista, o balanceamento também preserva a vida das peças da motocicleta

O balanceamento é essencial para a manutenção do veículo e a segurança do condutor/ Foto – Divulgação

Assim como um carro, as motocicletas precisam também alinhar e balancear pneus, pois esta possui apenas duas rodas para mantê-la funcionando, e não quatro, como é o caso dos carros. O balanceamento é importantíssimo, pois se este não estiver em dia, a incidência de tombos e acidentes pode se agravar.

A fabricação de rodas, pneus e discos é de produção em massa, o que significa que nenhum item é perfeito. Pneus e rodas podem sair fora do alinhamento, fora de forma ou ter pontos um pouco mais pesados que outros, que precisam ser balanceados e equilibrados.

A principal forma de detectar uma roda desbalanceada é perceber uma vibração forte transmitida pelo garfo e pelo guidão, além de situações – especialmente em curvas – em que ocorrem puxadas para os lados e até a perda de equilíbrio. Uma roda desbalanceada significa que a quantidade de massa está desigual no aro, causando esses desconfortos.

Ao contrário do que acontece com os carros, para as motos não existe uma periodicidade ideal para a realização do procedimento. A necessidade de se balancear a moto vai depender muito de seu uso e também da detecção do problema no dia a dia. A necessidade de se realizar o procedimento também é maior em motocicletas acima de 600cc, que geralmente utilizam rodas de liga leve e calçam pneus mais largos e radiais.

Existem dois tipos de balanceamentos que podem ser feitos em uma motocicleta. Confira:

  • Balanceamento estático: procedimento mais comum, neste tipo de balanceamento todos os ajustes (apertos de raio, colagem de contrapesos e detecção de anomalias no aro) são feitos de maneira manual, sem nenhuma assistência. Com isso, a precisão do serviço acaba sendo menor;
  • Balanceamento dinâmico (ou computadorizado): este se assemelha ao uso de scanners para moto na oficina, no qual o computador detecta com precisão e velocidade os problemas. Nesse tipo de balanceamento, a máquina também indica com exatidão onde é preciso contrabalancear o peso da roda para eliminar o problema, trazendo mais precisão e durabilidade para o serviço.