Suspeitos de roubar e estuprar idosa são presos

Suspeitos tiveram prisão temporária decretada na quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na noite da última quarta-feira (08), um homem de 29 anos foi preso suspeito de ter roubado e estuprado uma idosa de 63 anos no bairro Jardim Aeroporto, em Itu, na madrugada do dia 1º de junho. Um segundo indivíduo, que teria participado do roubo, também foi preso.

A reportagem do Periscópio esteve nesta semana em contato com a Delegacia de Defesa da Mulher e com o investigador de Polícia Civil Moacir Cova e obteve mais detalhes a respeito do crime e também da dinâmica que culminou na prisão dos suspeitos.

 Segundo as autoridades, a vítima havia relatado que por volta das 2h do dia 1º de junho estava dormindo no sofá da sala quando acordou com um individuo estranho dentro de sua casa, que cobriu sua face com um cobertor e passou a estuprá-la. O criminoso a teria segurado pelo pescoço e a agredido, querendo saber onde estava o dinheiro dele e a droga, dizendo que “a maldade iria começar”.

Durante a ação, o indivíduo teria dito que toda madrugada retornaria para “se divertir” com ela. Em certo momento o homem teria ido até a cozinha, pegado um litro de óleo e jogado pelo corpo da vítima, a violentando sexualmente de forma brutal. A idosa teria dito às autoridades que teria sido violentada sexualmente por aproximadamente três horas.   Quando o autor do crime estava indo embora, ela teria conseguido correr e gritado por socorro. Foi quando ele teria retornado, passando a ameaçá-la de morte e, em seguida, teria jogado álcool no cobertor e ameaçado atear fogo na vítima e também de furá-la com uma tesoura.

O indivíduo deixou o local subtraindo uma televisão, um celular e um botijão de gás. A vítima, que foi socorrida por uma vizinha, sofreu diversas lesões e permaneceu internada no hospital por cinco dias, chegando a tomar um “coquetel” de remédios para tentar barrar alguma doença que o autor do estupro possa vir passar a ela.

De acordo com Moacir Cova, a Delegacia de Polícia, por se tratar de ocorrência de relevância, foi notificada do caso, que por sua vez determinou que o Setor de Investigações Gerais prestasse total apoio àquela especializada, sendo determinada prioridade no esclarecimento do caso.

Assim que iniciaram os trabalhos de campo, os investigadores deste setor descobriram que um dos suspeitos morava no mesmo bairro da vitima e teria ajudado ela, dias antes do ocorrido, a abrir o portão que estava trancado, com ele tendo notado que o trinco do chão abria totalmente o portão, e não o cadeado que estava junto na fechadura.

Após diversas diligências, as autoridades descobriram o nome do indivíduo que, segundo a Delegacia de Defesa da Mulher, teria se apresentado espontaneamente para prestar declarações. Ele teria confessado a prática do roubo, porém negado a prática do estupro, mas teria entregado aos policiais a participação de um outro indivíduo no crime, que teria ficado do lado de fora da residência da vítima.

Após as autoridades localizarem o segundo indivíduo, este foi flagrado na posse de um cachimbo de crack, sendo encaminhado para a Delegacia, onde teria confessado participação no roubo e que teria vendido o botijão de gás roubado. Já o suspeito de ter roubado e estuprado teria apontado quem havia comprado a televisão.

Os policiais não só localizaram a televisão e o botijão, como prenderam os compradores por receptação. O celular ainda não havia sido localizado até o fechamento desta matéria. Na quinta-feira (08), a prisão temporária dos dois suspeitos foi decretada pela 2ª Vara Criminal de Itu. Ambos permanecerão presos por 30 dias e, de acordo com as autoridades, se houver a necessidade, o prazo será renovado por mais 30 dias, até o término do inquérito policial. Após isso, cabe ao Ministério Público solicitar a prisão preventiva. Os indivíduos foram encaminhados para a Unidade Prisional da cidade paulista de Piraju.