Adauto Gonçales deixa comando de secretaria

Em reunião com o prefeito Guilherme Gazzola na última quinta-feira, que contou com a presença de seu filho, o vereador Thiago Gonçales, Adauto acertou sua saída da pasta (Foto: Lilian Sartorio/Prefeitura de Itu)

O secretário municipal de Serviços Rurais, Adauto Gonçales, em reunião realizada quinta-feira (1º) com o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), comunicou o seu desligamento da pasta pois assumirá cargo de coordenação junto ao deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Gonçales, que integra a executiva nacional do Partido Liberal (PL) há anos, reiterou seu apoio à gestão municipal e afirmou que continuará trabalhando pelo município. “O que estiver ao meu alcance dentro da Alesp para intervir a favor da cidade de Itu junto do deputado André do Prado, eu farei”, declarou.

O prefeito agradeceu a Adauto Gonçales pelos anos de dedicação à Secretaria de Serviços Rurais, criada em seu primeiro mandato. A pasta será provisoriamente gerida pela Subprefeitura Regional Leste, que tem como subprefeito Marcio Milano.

Ainda na quinta-feira, Adauto conversou com o JP e explicou sua saída da pasta. Também aproveitou para fazer um balanço sobre sua gestão à frente da secretaria e adiantou o trabalho que irá exercer na coordenação do partido nas eleições de 2024.

Sobre o trabalho na secretaria, Adauto disse que encontrou o setor sucateado, sem máquinas apropriadas para a manutenção dos mais de 500 quilômetros de estradas rurais da cidade. “Demorei 60 dias para colocar uma máquina em funcionamento”, relembra. Apesar dos percalços, ele acredita que houve avanços.

Através do contato com o deputado André do Prado, equipamentos foram adquiridos para a realização das melhorias nas estradas, que exigem trabalho constante. “Avançamos cerca de 50%, 60% do que estava”, afirmou Adauto, que também destacou a recuperação e reconstrução de diversas pontes rurais.

Adauto, que se considera um secretário “de campo” – “eu despacho de manhã e vou para as estradas” –, também enalteceu a conquista de recursos para o asfaltamento da Estrada do Pinheirinho, obtido através de André do Prado junto do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB). As obras, que custaram R$ 40 milhões, estão cerca de 80% concluídas.

Novo cargo

Já sobre a saída da pasta, Adauto disse que está no partido desde 2000, o único a qual foi filiado – ele foi vereador e candidato a vice-prefeito pela sigla. O agora ex-secretário também tem bom contato com o presidente nacional do PL, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto. Com essa proximidade com a alta cúpula da legenda, Adauto foi convidado para auxiliar o PL nas eleições.

E o partido, que tem como grande nome atualmente o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michele, tem grandes pretensões para 2024: quer lançar 2.000 candidatos a prefeito e eleger aproximadamente 1.400. “A vinda do Bolsonaro para o partido foi um casamento perfeito. Foi bom para o partido e bom para o [ex] presidente”, disse Adauto, afirmando que o PL tem “comprometimento”.

O casal Bolsonaro agora vai percorrer o Brasil inteiro buscando puxar votos para candidatos do PL. E Adauto, com seu novo cargo dentro do partido, irá ajudar na realização das chamadas “nominatas” de diretórios em cidades pelo interior. Mas ele não deve esquecer de Itu.

“Vou ficar mais tempo em São Paulo. Hoje, a parceria do André com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é excelente e a gente vai ficar buscando recursos para a cidade”, afirmou Adauto, que espera que as portas para Itu se abram mais.

O presidente da Alesp, André do Prado (centro), recebeu Thiago e Adauto Gonçales na última terça-feira na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Crescimento

Com André do Prado na presidência da Alesp e o casal Bolsonaro como “garotos-propaganda”, o PL deve fazer não só o maior número de prefeitos pelo Brasil, como também aumentar a cota de vereadores. Em Itu, são três parlamentares – incluindo o filho de Adauto, Thiago Gonçales. E a expectativa também é fazer a maior bancada em 2024.

“Nós vamos fazer uma bancada muito boa de vereadores do PL. É o maior partido, temos deputados, de hoje até ano que vem vamos ter várias conquistas para a cidade. Eu costumo brincar que quem quer ser feliz, vem pro PL”, comentou Adauto, que reforçou o compromisso da sigla com as pretensões de seu grupo.

Esse compromisso foi reiterado na última terça-feira (30/05), quando Adauto e Thiago estiveram na Alesp e se encontraram com André do Prado. “É um compromisso que a gente tem há muito tempo. Na primeira eleição dele, em 2010, nós já o apoiamos”, disse Thiago, destacando que aproveitou a reunião para buscar recursos para Itu.

Por fim, Adauto frisou que a relação com o prefeito Guilherme Gazzola é boa e que o chefe do Executivo segue na presidência municipal do partido. Também destacou o compromisso do PL para trazer recursos para Itu e que a sigla quer fazer uma votação histórica no ano que vem, já a cidade é a “menina dos olhos” do partido por conta de sua localização estratégica.