Alunos do Ceunsp decolam para estagiar na França

Estudante de Gastronomia, Ieda Claudia, no estágio na França (Foto: Divulgação)

Como forma de profissionalizar e destacar seus alunos no mercado de trabalho, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) proporciona aos interessados a possibilidade de estagiar internacionalmente durante sua jornada acadêmica. 

Aproveitando essa oportunidade, Ieda Claudia da Silva, Gabriel Moura, Arquimedes Guilherme, Caio Cesar, Andrew Castellucci, ambos alunos de Gastronomia, e as estudantes de Nutrição, Amanda Liberalesso e Larissa Dragão, desembarcaram na França neste ano, para estagiar por um período de seis meses em restaurantes e hotéis renomados da região. 

Segundo a estudante Larissa, o estágio na França é uma experiência surreal. “Não imaginava que eu viveria isso há 5 anos atrás. Essa oportunidade nos permite viver fora da casinha, e eu fico responsável por toda preparação das refeições dos hospedes no hotel, é uma rotina puxada, mas que nos permite aprender na prática nossa área e a língua do país, e essa bagagem eu vou levar para o resto da vida. O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós”. 

A estudante de Nutrição destaca ainda que é uma oportunidade única para pessoas que são do interior, pois normalmente estes costumam ter menos chances profissionais. “Morar em outro país, com os gastos pagos, e vivendo toda essa experiência, conhecimento, cultura e gastronomia da França é fantástico”, comenta. 

Já a aluna de gastronomia, Ieda Claudia, conta que ao voltar da experiência do estágio, pretende fazer uma fusão do que aprendeu da gastronomia francesa com a brasileira, e posteriormente, deseja dar aula na área. Para realização desses estágios na França, o Ceunsp tem uma parceria com a Escola de francês La Provence, que envia há 20 anos estudantes das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Nutrição e Estética para estágios no país.

“Durante o período em que estão lá, eles têm uma grande oportunidade de aprendizado e experiência profissional, pois os estágios são em hotéis e restaurantes franceses conceituados no mundo inteiro, sendo que muitos têm cozinha com 1, 2 ou 3 estrelas no Guia Michelin”, comenta o coordenador do curso de Gastronomia, Vitor Brito.

“É uma experiência que muda a vida dos alunos, pois aprendem sobre seus limites e potencialidades. É uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional, um aprendizado muito rico e intenso em todos os aspectos, de trabalhar e vivenciar experiências únicas de uma cultura europeia, e de colocar à prova o aprendizado que tiveram, além de retornarem com grande diferencial no currículo, mesmo recém-formado”, ressalta Vitor.

O Ceunsp realiza os estágios na França desde 2008, e é a segunda parceria mais antiga no Estado de São Paulo com a Escola de francês La Provence, e uma das instituições que mais mandou alunos para estagiarem no país. Mais de 96 alunos já participaram da experiência.