CEA Villa é reaberto após completa revitalização

Guilherme Gazzola entregou a réplica da placa de reinauguração à filha do homenageado (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

O CEA (Centro de Educação Ambiental) “Miguel Lorente Villa”, localizado no bairro Presidente Médici, foi reentregue à população na sexta-feira (02) como parte da agenda comemorativa aos 414 anos de Itu. O espaço passou por completa revitalização, tornando-se mais acessível aos munícipes e ganhando novos atrativos.

O prefeito Guilherme Gazzola (PP) agradeceu aos presentes e à equipe da Prefeitura que, enfatizou, tem capacidade de recriar espaços, reconsiderar as formas de pensar a cidade. Afirmou que o CEA Villa também se tornou a representação do que a atual administração municipal imagina como cidade. Ele disse que um espaço sem muros é ousado e ressaltou que a ousadia é característica desse governo municipal.

Durante a solenidade, Berenice Braga, moradora do bairro prestou uma homenagem ao Pretinho, cachorro que vive no CEA Villa e que ganhou um lar personalizado no local. Ela agradeceu às autoridades pelo carinho e respeito com os animais e a todos os envolvidos nessa obra que, segundo ela, transformou o antigo parque em uma praça mais moderna, visando oferecer um local mais bonito e garantindo um lazer mais tranquilo. Também houve a entrega da réplica da placa de reinauguração do CEA Villa à filha do homenageado, Maria Teresa Sampaio Villa.

Melhorias

Uma das melhorias de destaque foi a implantação do segundo Quarteirão das Crianças com parquinho, nos moldes do que foi realizado na Avenida Ernesto Fávero. Além disso, visando facilitar o acesso da comunidade ao espaço público, houve o desemparedamento do parque, com a retirada total do alambrado.

As obras contemplaram ainda o levantamento de copas das árvores, iluminação com lâmpadas LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço pet, reforma dos banheiros e academia ao ar livre. O CEA Villa é um parque voltado para a educação de conceitos e práticas sustentáveis, possibilitando aos visitantes a vivência ações alternativas de reuso da água, geração de energia, cuidados com o solo e alimentação saudável.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o espaço oferece oficinas onde crianças, jovens, adultos e idosos podem participar, praticando e aprendendo sobre atividades sustentáveis e de preservação da natureza. No CEA Villa, os frequentadores podem usufruir ainda de auditório, bosque, trilha, horta, pomar, minhocário, área de compostagem e construção com bambu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *