Chuvas causam estragos pela cidade de Itu

Árvore caiu na Praça do Carmo por conta dos fortes ventos (Foto: André Roedel)

Uma forte chuva causou estragos em Itu e cidades da região na tarde desta sexta-feira (03). Segundo a Prefeitura, os ventos chegaram a 100 km/h de velocidade. Diversas árvores caíram no Centro e bairros, assim como placas, outdoors e toldos.

Uma das árvores caiu em cima de um carro na Rua 20 de Janeiro, no Centro. Os toldos de um supermercado no bairro Rancho Grande caíram também sobre veículos estacionados. Um hospital teve sua fachada de vidro danificada. Em caso de urgência, a administração informou que a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199.

A energia elétrica acabou em vários pontos, sendo restabelecida aos poucos. Somente na manhã deste sábado (04) a energia foi retomada na região central – motivo, inclusive, do atraso da edição impressa do JP. O sinal de internet, tanto móvel quanto fixo, foi afetado. Apenas as operadoras Vivo e TIM possuíam sinal no momento em que esta matéria estava sendo publicada.

A falta de energia também ocasionou falta d’água em algumas localidades. “Não temos o controle sobre a energia mas estamos cobrando os responsáveis para que seja reestabelecido o mais breve possível”, informou a Prefeitura em seu Instagram.

CPFL se manifesta

Em nota, a CPFL Piratininga informou que uma forte tempestade atingiu os municípios da área de concessão nesta sexta-feira, 03, com queda de muitas árvores impactando trechos da rede elétrica nas cidades afetadas.

Com ventos acima de até 151 km/h, velocidade equivalente a um furacão, segundo o Inmet, a tempestade deslocou-se por grande parte do interior do estado até o litoral, com quedas de árvores de grande porte, destelhamentos, deslizamentos e alagamentos.  

Na região da CPFL Piratininga, Jundiaí, Sorocaba, Mairinque, Indaiatuba, Salto, Itu, Capela do Alto, Votorantim e a Baixada Santista tiveram mais impactos.  

Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos serviços essenciais, como hospitais, unidades de serviço de abastecimento de água e demais serviços públicos prioritários a segurança da população.      

Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento. 

A empresa ressalta que, além do site www.cpfl.com.br, do APP CPFL Energia e do WhatsApp (19) 99908-8888, o registro da falta de energia pode ser feito pelos seguintes canais de atendimento: 

  • CPFL Piratininga 
  • SMS: 27304 
  • Call Center: 0800 010 2570 (ligação gratuita) 

Confira mais estragos causados pelo temporal:

4 comentários em “Chuvas causam estragos pela cidade de Itu

  • 04/11/2023 em 17:29
    Permalink

    Energia voltou aos poucos??? Não, a energia não voltou aos poucos, ainda há falta de energia, e nestes pontos mencionados na reportagem, fazem 24 horas sem energia, a concessionária tem que estabelecer a energia; a tempestade já estava sendo avisado no site da defesa civil há alguns dias, portanto, deveria haver um plano de contenção, e sabemos que não houve.

  • 04/11/2023 em 23:37
    Permalink

    Estamos sem energia já faz mais de 30horas no bairro Residencial Itaim e nós bairros do lado energia funcionando normal,tem insulina na geladeira perdendo a validade pois não pode perder a refrigeração não sabemos mais o que fazer

  • 06/11/2023 em 21:48
    Permalink

    Bairro Pinheirinho em 06/11/2023 às 21:40 sem água e sem energia. População aflita, governo e instituições despreparados para catástrofes naturais. Precisamos repensar urgentemente nossos planos em tais circunstâncias.

Os comentários estão desativados.