Debate contra a intolerância religiosa acontece em março

No dia 25 de março, às 10h, a Associação Amigos da Diversidade de Itu (A.A.D), realizará o 1º debate contra a intolerância religiosa e fomento ao ecumenismo, com foco em elaborar e propor políticas públicas para este viés.

O encontro acontecerá na Tenda de Umbanda Caboclo Gira-Mundo, localizada na Estrada Existente, 234, Parque Nossa Senhora da Candelária, e será aberto para toda a população, com certificação de horas complementares mediante prévia inscrição no dia do evento.

A liberdade de crença é um direito de todos, por isso, discriminar alguém por pensar ou agir de acordo com sua crença religiosa, ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso, caracterizam violações a este direito.

Segundo pesquisas, no Brasil, o número de denúncias de intolerância religiosa passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022. São Paulo foi o estado com o maior número, com 270 denúncias, seguido por Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Sendo a maioria desses ataques, sofridos por praticantes de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé.

“A proposta deste debate é reunir ideias e propostas em políticas públicas para o pacto pela liberdade religiosa e de fé e garantia do combate ao preconceito religioso”, explica o secretário da A.A.D, Sandro Bedim.

O debate contará com a presença do Pai Fernando Vira, coordenador de Religiosidade e Diálogo Inter-religioso; Pai Tiago de Odé, do Egbe Omo Orisa Odé Tobi, de Christiane Loschiavo, pastora evangélica; do advogado Dr. Cesar Longhi, vice-coordenador dos Assuntos Jurídicos da A.A.D., e outros líderes representantes.