Pessoas com 60 anos ou mais podem receber a vacina bivalente contra a Covid

Vacina bivalente está sendo aplicada em pessoas com 60 anos ou mais (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Desde segunda-feira (06), pessoas com 60 anos ou mais também já podem receber a vacina de reforço contra a Covid (a vacina Covid-19 Pfizer bivalente continua sendo aplicada para grupos prioritários seguindo a orientação do Ministério da Saúde).

A vacinação contra a Covid, para esse e demais grupos contemplados, ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que as UBS 02 e 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até as 19h. No sábado (11), haverá vacinação nas UBS 02 e 05, das 8h às 14h.

Os grupos prioritários contemplados neste primeiro momento, de acordo com o Ministério da Saúde, que receberão a vacinação de reforço com a vacina Covid-19 Pfizer bivalente são: pessoas de 60 anos e mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, indígenas a partir de 12 anos, ribeirinhos a partir de 12 anos, e quilombolas a partir de 12 anos. Por se tratar de vacinação de reforço, todos devem ter recebido duas doses monovalentes prévias, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra a Covid monovalente recebida.

O Ministério da Saúde classifica como pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão as transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; as que vivem com HIV; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de Prednisona ou equivalente por um período ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; as com imunodeficiência primária; as com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e as pessoas com neoplasia hematológicas. Para essas pessoas se faz necessária, no ato da vacinação, a apresentação de laudo ou prescrição médica que ateste a condição.

A Secretaria de Saúde de Itu informa que a vacinação dos grupos prioritários elencados será feita, seguindo determinações do Ministério da Saúde, por fases e de maneira escalonada, sempre de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizado pelo referido órgão federal. Os demais grupos contemplados serão divulgados oportunamente pela Prefeitura de Itu.