Eleições 2024 acontecem daqui três meses

Faltam exatamente três meses para as eleições municipais de 2024. No dia 6 de outubro, mais de 120 mil eleitores ituanos aptos a votar vão escolher o próximo prefeito e a composição da Câmara de Vereadores para a legislatura 2025-2028. A corrida eleitoral, que na prática já começou no ano passado, deve se intensificar cada vez mais nas próximas semanas.

Isso porque, no dia 20 de julho, começa o período de convenções partidárias que irão oficializar as candidaturas majoritárias e ao legislativo. O período vai até 5 de agosto. Feitas as convenções pelos partidos e federações, as coligações têm até o dia 15 de agosto para requererem o registro de candidaturas. 

Hoje (06) também marca o início de uma série de proibições para os agentes públicos, como proibições de nomeações de novos servidores e contratações de shows musicais em inaugurações, além da proibição de candidatos comparecerem a inaugurações de obras públicas.

Em Itu, até o momento são cinco pré-candidatos a prefeito, que elencamos a seguir em ordem alfabética: Anderson Silva (PT), Gilmar Pereira (PP), Herculano Passos (Republicanos), Matheus Costa (PSD) e Rodrigo Moraes (PL). São 25 partidos envolvidos nas cinco pré-campanhas, que poderão lançar até 14 candidatos a vereador (que é o número de cadeiras na Câmara mais um). Porém, nem todos lançarão candidatos, segundo apurado pela reportagem. 

A seguir, conheça um pouco mais sobre os pré-candidatos a prefeito de Itu. As biografias foram enviadas pelas próprias campanhas à reportagem do JP, que respeitou o mesmo espaço a cada um deles em média, destacando os principais feitos de cada um. Confira:

ANDERSON SILVA (PT)
Vice: Indefinido
Partidos: Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e UP
Convenção: data não definida

Anderson Aparecido da Silva, 47 anos, ituano, é professor de Ciências Físicas e Biológicas na rede pública estadual, presidente do Partido dos Trabalhadores local, membro do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo. Com vasta experiência em educação e ativismo político e social, busca transformar Itu em um modelo de desenvolvimento sustentável, promovendo educação de qualidade, saúde, infraestrutura urbana e políticas inclusivas. 

O professor Anderson vive como os cidadãos ituanos, utilizando os serviços públicos, suas filhas frequentam escolas públicas, ele e sua família dependem dos serviços da Santa Casa local e enfrentam diretamente problemas como a falta de água que afeta a cidade. Essas experiências pessoais moldaram sua determinação em enfrentar os desafios locais de frente e oferecer soluções concretas para melhorar a vida de todos.

GILMAR PEREIRA (PP)
Vice: Janaina Camargo (PSB)
Partidos: Progressistas, PSB, PDT, Federação Cidadania/PSDB e Mobiliza
Convenção: 20 de julho

Criado na zona rural de Itu desde a infância, Gilmar Pereira começou a trabalhar muito cedo, ajudando o pai com serviços de jardinagem e paisagismo, quando ainda era criança. Esforçado e determinado, se destacou nos esportes e encontrou no futebol a oportunidade de uma carreira profissional, passando por categorias de base do Ituano e até do Corinthians. De olho no futuro, conseguiu com esforço próprio entrar para o ramo comercial, investindo em uma choperia de sucesso na cidade e depois em uma padaria. 

Graças ao passado de destaque nos Esportes foi recrutado pelo prefeito Guilherme Gazzola para atuar na pasta dessa área até chegar a ser o titular na mesma. Seu desempenho notável na vida pública levou-o até o cargo de secretário municipal de Planejamento, que é o cargo responsável por tocar todos os projetos e obras da cidade. Buscando conhecimento para enfrentar novos desafios, Gilmar progrediu nos estudos e está realizando a graduação superior em Gestão Pública, recentemente também fez uma especialização em Gestão de Políticas Públicas e Mensuração de Impacto Social no Insper.

HERCULANO PASSOS (REPUBLICANOS)
Vice: Indefinido
Partidos: Republicanos, Avante, PMB e Agir
Convenção: 2 de agosto

Herculano Passos nasceu em Itu, tem 67 anos e é casado com a ex-deputada Rita Passos. É empresário, foi vereador e duas vezes prefeito de Itu. Sua reeleição foi histórica, quando obteve quase 90% dos votos. Elegeu-se deputado federal em 2014 e 2018. À frente da Prefeitura, Herculano saneou as contas do governo municipal. Investiu em infraestrutura, asfaltando bairros inteiros, como o Cidade Nova, que ganhou, inclusive, um Centro Administrativo. Asfaltou algumas estradas rurais e conquistou a duplicação de importantes rodovias, como a Itu-Salto e a Itu-Sorocaba. 

Construiu a Av. Galileu Bicudo e conquistou, por meio do PAC II, recursos que permitiram canalizar os córregos urbanos, encerrando definitivamente os problemas de alagamentos em alguns trechos de Itu. Também construiu a nova sede da Prefeitura, nova Central de Ambulâncias, dezenas de creches e conquistou a Fatec. 

Em 2010, como prefeito, Herculano instituiu de forma pioneira no Brasil a campanha de vacinação contra o vírus HPV, que ajuda a prevenir o câncer de colo do útero. Depois, já como deputado, em 2014, o Governo Federal estabeleceu esta vacinação para todo o país.

MATHEUS COSTA (PSD)
Vice: Indefinido
Partidos: PSD, União Brasil, Solidariedade, PRD e PRTB
Convenção: Não definida

Matheus Costa, advogado, empresário e corretor de imóveis, ex-vereador, está sempre em busca de novas ideias para a cidade. Aos 41 anos, casado e pai de duas meninas, começou a trabalhar aos 13 anos como office-boy na empresa da família e, após alguns anos, assumiu a coordenação da parte comercial da empresa.

Formado em Direito pela FADITU, Matheus se encontrou na advocacia, atuando em seu próprio escritório e acumulando experiência em diversas áreas do direito. Em 2013, Matheus decidiu se envolver ativamente na política local, candidatando-se ao cargo de vereador em Itu, tornando-se o vereador mais jovem eleito, com uma votação expressiva. 

Com base em sua experiência como vereador, Matheus candidatou-se a prefeito nas últimas eleições municipais. Sua campanha focou na continuidade de seu trabalho como legislador, com propostas de governança eficiente, inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável. Embora não tenha sido eleito, Matheus obteve uma votação expressiva, evidenciando o apoio e reconhecimento da população. Em 2024, ainda mais preparado, retorna com o objetivo de levar Itu ao lugar que merece.

RODRIGO MORAES (PL)
Vice: Maria do Carmo (MDB)
Partidos: PL, MDB, Podemos e Democracia Cristã
Convenção: 29 de julho

Rodrigo Moraes nasceu em Itu, filho do ex-deputado federal José Olímpio e de Elisabete Aparecida Silveira Moraes. Graduado em Direito pela FADITU, Rodrigo é também empresário e pai de família, casado e pai de Raphael.

Como político, foi eleito deputado estadual em São Paulo por quatro mandatos consecutivos. Sua trajetória política começou em 2010, quando foi eleito deputado estadual. Destacou-se como o deputado mais jovem daquela legislatura, ultrapassando a marca de 125 mil votos. Foi reeleito nas eleições de 2014, 2018 e 2022 e ficou marcado por suas atuações nas áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Econômica e Segurança Pública. 

Como cristão evangélico, sua fé influenciou suas políticas e ações, buscando sempre o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Como deputado estadual pelo PL, Rodrigo desempenhou um papel significativo na política paulista, trabalhando em estreita colaboração com o ex-presidente Jair Bolsonaro e, hoje, com o governador Tarcísio de Freitas. Sua trajetória política é ainda mais enriquecida pelo legado de seu pai, José Olímpio, que também atuou como deputado federal, ao lado de Bolsonaro, no Congresso Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *