Em Itu, comemorações marcam os 150 anos da Convenção Republicana

Atual prefeito, ex-chefes do Executivo e familiares prestigiaram inauguração da Galeria de Prefeitos (Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)

A cidade de Itu celebra os 150 anos da Convenção Republicana com uma série de atividades. As atrações tiveram início no sábado (15), quando foi realizada, no saguão da Prefeitura de Itu, a inauguração da Galeria de Prefeitos, que traz todos os quadros de todos os chefes do Executivo local.

O projeto contou com trabalho de pesquisa de Jonas Soares de Souza, Angélica Estrada, Flávia Frossard, Glaucio Alexandre do Amaral, Odorico Celso Castanho da Silva com apoio de Drª Anicleide Zequini (especialista em Pesquisa/Apoio do Museu Paulista), Ester Leme, Giovanna Fulan Augusto (Técnica para Assuntos Administrativos do Museu Paulista), Olavo Volpato e Osni Clementino, com curadoria e fotografia de Juca Ferreira e Ronaldo Moreira.

Estiveram presentes na cerimônia o atual prefeito Guilherme Gazzola (PL) e os ex-prefeitos Olavo Volpato, Leonel Salvador e Carlos Alberto Sonsin Pinheiro. Mariele Previdi esteve na solenidade representando seu pai, o ex-prefeito Sérgio Prévidi. O evento contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos ex-prefeitos.

Atual secretário municipal de Emprego, Olavo Volpato enalteceu a iniciativa de Gazzola e também fez um agradecimento a todos que colaboraram com o projeto. Gazzola destacou que “conhecer o nosso passado é essencial para construir o futuro e, por meio desta pesquisa de imersão na história de Itu, podemos observar que os movimentos políticos que ocorreram no Brasil desde o seu descobrimento influenciaram diretamente na constituição dos municípios”, disse.

“A investigação sobre os gestores de Itu foi realizada de forma profunda e profissional. Esta publicação é um verdadeiro guia de conhecimento sobre a nossa realidade e todas as transformações pelas quais passamos”, complementou.   Além de poder ser conferida no saguão da Prefeitura, a Galeria de Prefeitos também pode ser vista digitalmente em https://itu.sp.gov.br/galeriadeprefeitos/.

Mais atrações

Também no sábado (15), foi realizada a solenidade da Cápsula do Tempo, na Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), também com a presença de diversas autoridades. A Cápsula do Tempo foi inserida ao centro do Marco Zero, local onde se deu origem à cidade de Itu.

Dentro da cápsula, que será aberta no dia 2 de fevereiro de 2043 (data em que se celebrará o aniversário de 433 anos do município), foram colocadas uma cédula de R$ 2, textos de estudantes da Rede Municipal, cartas das Associações e Entidades de Itu e um exemplar do jornal do dia em que foi lacrada a cápsula, entre outros itens.

Já no domingo (16), uma solenidade celebrou os 150 anos de inauguração da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, assim como da Convenção Republicana. Com uma viagem pelo Trem Republicano, que percorreu o trajeto entre Salto e Itu durante aproximadamente 40 minutos, os participantes puderam prestigiar apresentações musicais, além da encenação que contou a história da Convenção Republicana. O evento foi encerrado com uma apresentação da Banda União dos Artistas, na chegada à Estação de Itu.

Programação

A programação especial dos 150 anos da Convenção Republicana prosseguiu com a inauguração da galeria de painéis históricos na estação ferroviária na Estação do Trem Republicano em Itu na segunda-feira (17). Já na terça-feira (18), foi realizada a abertura das exposições “Circulações da Convenção de Itu” e “Miguelzinho Bordado”, ambas no Centro de Estudos do Museu Republicano.

Nesta quarta-feira (19), seguindo com a programação, às 10h acontece no Museu da Energia a oficina educativa “Do ateliê à fotografia” e às 14h30, no Museu Republicano ocorre a oficina educativa “Miguelzinho bordado”. Na quinta-feira (20), ocorre a oficina educativa “Memórias da Convenção’ no auditório e térreo do Centro de Estudos do Museu Republicano.

Na sexta-feira (21), será realizado no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, às 17h, o concerto “Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra – Coro de Câmara do Museu da Música – Itu. No sábado (22), encerrando a programação, acontece a oficina educativa “Entre pincéis e aquarelas”, no FAMA Museu.