Encenação da “Paixão de Cristo” no Wilson Bellon não ocorrerá neste ano

Pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida explica motivo ao JP. Apresentação da peça “Jesus”, no Atenas, está confirmada.

Procissão de Passos contou com a presença de centenas de fiéis nas ruas centrais da cidade, na noite de domingo/ Foto – Daniel Nápoli

A tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada há décadas no Estádio Municipal “Wilson Bellon”, não irá ocorrer este ano. De acordo com o pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, padre Antônio Ferreira da Silva (Padre Ton), a decisão foi tomada pelos próprios atores, que se encontravam em número reduzido e com dificuldades para ensaios.

No entanto, para não se romper totalmente com uma tradição, o evento será adaptado. “Os atores farão uma encenação durante a Via Sacra, que será realizada na sexta-feira (30), às 19h30, com saída da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Alberto Gomes e irá até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida”, conta.

Já amanhã (29) e sexta-feira (30), acontece a encenação da peça “Jesus”, adaptação do texto de Menotti Del Pechia realizada pelo Grupo Unido de Teatro Independente (GUTI). A peça será apresentada no Atenas Clube com início às 20h. O evento acontece anualmente e faz alusão à Semana Santa. O que diferencia o espetáculo de outras encenações da Paixão de Cristo é o texto. A trama foi escrita em 1933 e se mantém com o tradicional vocabulário de época.

Este ano, o elenco do Grupo GUTI homenageia Celestino Cremasco, que por mais de 50 anos se dedicou a apresentar gratuitamente ao povo ituano esta passagem bíblica com o intuito único de fortalecer a fé em cada cidadão. Falecido recentemente, incentivou a todos do elenco a manter a tradição da apresentação, com todas as dificuldades que a cultura oferece.

O Atenas Clube fica na Avenida Caetano Ruggieri, 1147, Jardim Oliveira. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 97297-4420.

Solenidades religiosas

Na última sexta-feira (23), tiveram início as celebrações da Semana Santa na cidade de Itu, com o Depósito de Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, onde foi realizada uma solene Via Sacra, com participação do Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum, cantando os Motetes para a Procissão de Passos, de José Mariano da Costa Lobo.

No sábado (24), ocorreu na Igreja do Carmo o Ofício de Trevas. Em cerimônia conduzida pelo Prior do Carmo, Frei Antonio Bento, foi realizada a recitação solene do Ofício de Matinas de Laudades da Quarta-feira Santa, com salmos, antífonas e leituras sendo entoados em Canto Gregoriano pela Schola Cantorum e Congregamos Marianos e comunidade.

Já na noite do último domingo (25), foi realizada a tradicional Procissão de Passos, promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana, onde, em uma Via Sacra, a relíquia da Cruz (Santo Lenho) é conduzida em sete estações (passos).

A procissão contou com a participação do Coral Vozes de Itu, Schola Cantorum e da Corporação Musical União dos Artistas, que executou durante o trajeto na região central de Itu as Marchas do Senhor dos Passos, compostas por João Narciso do Amaral.

 

Próximas celebrações

As solenidades religiosas têm sequência nesta sexta-feira (30), às 10h, com o Sermão das Sete Palavras, na Igreja do Bom Jesus, com a Adoração da Cruz, ocorrendo às 15h, na Igreja da Matriz, exatamente na hora em que se lembra a morte de Jesus Cristo. Ainda na sexta-feira, às 19h30 ocorrerá a Procissão do Enterro, com saída da Igreja da Matriz.

No sábado (31), a Igreja do Bom Jesus recebe o Ofício de Matinas de Sábado Santo e encerrando as celebrações religiosas, no domingo de Páscoa (1º), a Procissão da Ressurreição de Jesus Cristo, às 6h, com saída da Igreja da Matriz, além de celebrações de missas em diversas igrejas do município. (Daniel Nápoli)