Encerramento do Circuito Ranulpho Amirat será nesta sexta-feira

A publicação estará disponível para aquisição no local (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (10), a partir das 19h, uma mesa de discussão com o tema “Ranulpho Amirat, entre a ciência e a fé” encerrará o Circuito Ranulpho Amirat (1923 – 2010), aberto em maio de 2023 a fim de celebrar o centenário de nascimento do cientista ituano.

Na ocasião será lançada também uma publicação com traços biográficos do jesuíta que estudou no Rio de Janeiro e na Universidade da Califórnia, foi professor na PUC RJ e depois viveu em Itu por 25 anos.

O evento será realizado no Museu da Energia de Itu e é uma parceria da instituição com o Instituto Cultural de Itu, o Museu da Música – Itu, a Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux e a família Amirat.

O evento será mediado por Allie Marie Dias de Queiroz, curadora do acervo da Biblioteca Histórica, e prima de Ranulpho Amirat, e contará com a participação do engenheiro da aeronáutica Camilo Baldy e do historiador Luís Roberto de Francisco.

A publicação estará disponível para aquisição no local. É o resultado de pesquisa sobre a vida e a obra de Amirat em arquivos da Igreja Católica em Itu, São Paulo e no Rio de Janeiro. Contou com apoio cultural do Instituto Prima de Educação sediado em Salto. 

O Circuito Ranulpho Amirat reuniu fotos, documento de depoimentos sobre o pesquisador em sete exposições montadas em espaços entre Cabreúva e Itu que permanecem disponíveis no site www.museudamusicaitu.com.br.

O evento é aberto ao público. Na ocasião será possível visitar a pequena mostra sobre o presépio mecânico que Amirat manteve em Itu por cerca de quinze anos. O Museu da Energia de Itu fica à Rua Paula Souza, 669, Centro.