Evento com cidades da região recebe projeto de trem de levitação magnética

O evento de lançamento do MOBI_RMS – Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonizada na Região Metropolitana de Sorocaba receberá o professor Eduardo David, com o projeto de trem de levitação magnética que possibilita interligar as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Ele é pesquisador na Alemanha, onde faz pós-doutorado no IFW de Dresden, em Tecnologia de Levitação Magnética Supercondutora.  

O evento acontecerá no dia 5 de setembro (terça-feira), às 10h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, com a presença de autoridades de governo, empresas líderes no País, empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade em geral. A realização é do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT UNISOTECH) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com apoio da Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM) e do Sebrae Sorocaba. 

Outra convidada é a professora Renata Lima, do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado e Doutorado em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso. Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq na área de Ciências Ambientais, membro diretora da American Chemical Society Brazil, tendo recebido premiações internacionais. Ela abordará o tema “Da inovação verde para produção de energia até o uso de bioinsumos para agricultura sustentável: a estratégia de arranjo produtivo local em busca de competitividade global”. 

Projeto brasileiro 

Já Eduardo David, como convidado do Mestrado e Doutorado em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso, apresentará a tecnologia EcoMaglev, com o conceito “Infra Upcycling”, em que se utiliza o espaço aéreo sobre uma infraestrutura coberta com painéis solares que fazem os comboios do trem flutuarem pouco acima dos trilhos. Trata-se de um sistema utilizado na China, Japão e Coréia do Sul. 

O projeto brasileiro teve início em 2007, com Eduardo junto ao professor Richard Stephan e um grupo de pesquisadores, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), resultando na invenção do trem de levitação magnética supercondutora “Maglev – Cobra” em demonstração no Campus do Fundão, no Rio de Janeiro, desde 2014.  

Em março deste ano recebeu a carta-patente do “Truque Híbrido Ferroviário e de Levitação Magnética”, que permite um trem sair de uma estação ferroviária tradicional, elevar-se em rampa de 7,5% até uma via elevada cobertas de painéis solares e levitar até outra estação, mesmo que seja de bitola diferente. Na fase de levitação pode atingir 200 km/h, maior do que os trens convencionais, além de ter baixo consumo energético e pouca poluição.  

Conforme explica, na Região Metropolitana de Sorocaba poderiam ser implantados dois projetos pilotos. “O EcoMaglev tem chances de, em uma mesma distância, ser implantado na metade do tempo e de custo, sem necessidade de subsídios operacionais”, finaliza Eduardo David. 

O que é MOBI_RMS? 

O MOBI_RMS, união de Mobiliza e Região Metropolitana de Sorocaba, é uma iniciativa que busca incentivar a transição para uma Economia Descarbonizada por meio da mobilidade sustentável, inovação e tecnologias limpas. O evento oficial será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024, na Cidade Universitária da Uniso “Professor Aldo Vannucchi” (Rodovia Raposo Tavares, km 92,5). 

O ICT UNISOTECH, o PTS, a AGEM, o Sebrae Sorocaba e empresas de renome que estão inseridas no contexto ESG trarão para o evento o que já acontece, as tendências e oportunidades nas questões de inovação, produção e sustentabilidade, em rodadas de negócios, apresentações de cases e mesas-redondas. 

A partir de quatro pilares (Economia Circular e Descarbonização; Energias Renováveis, Economia Circular e Bioeconomia), professores, pesquisadores e profissionais discutirão temas como tecnologias de transporte, veículos neutros em carbono, energias limpas, Inteligência Artificial no agro, hidrogênio verde, impacto social, tecnologias quânticas, educação, saúde, ESG e smart cities. 

Conforme explica o professor Marcelo Silvani, que coordena o ICT UNISOTECH e está à frente do evento, o objetivo é criar uma agenda para transformar a RMS referência Sul-Americana em mobilidade neutra e energias renováveis, além de implantar um espaço físico colaborativo para incentivar atividades entre as empresas participantes, sendo a sede do Escritório Regional de Inovação para as Prefeituras que compõem a RMS. 

Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, destaca que a importância desse evento é muito grande, “uma vez que são temas que estão sendo diariamente discutidos aqui e, obviamente, quando você tem parceiros como o ICT UNISOTECH, a AGEM e o Sebrae, não seria por menos o PTS não estar junto com esse grupo e levar os conhecimentos dos gestores, professores, empresários, cidadãos da RMS, um pouco de tudo o que será, e deve ser, introduzido nas cidades para elas serem mais modernas e um lugar cada vez melhor para se viver”, finaliza. 

Serviço: 

Evento de Lançamento: MOBI_RMS 2024 – Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonizada na Região Metropolitana de Sorocaba 

Data: 5 de setembro, às 10h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (Av. Itavuvu, 11.777, Sorocaba – SP) 

Inscrição: https://forms.office.com/r/cdnDF2CgYP 

Programação 

10h – Recepção 

10h15 – Abertura   

10h30 – Apresentação do Programa MOBI_RMS 2024 

11h – Da inovação verde para produção de energia até o uso de bioinsumos para agricultura sustentável: a estratégia de arranjo produtivo local em busca de competitividade global |Profa. Dra. Renata Lima 

11h15 – Projeto de trem de levitação magnética – projeto-piloto que interliga as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba | Prof. Dr. Eduardo David – Professor sediado na Alemanha, convidado do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso.  

11h30 – Connection Meeting/Projetos para a RMS 

12h – Encerramento 

O cronograma poderá sofrer alteração.