Família lança “vaquinha virtual” por mão robótica para menino de 7 anos de idade

Pais de Leléo foram incentivados por amigos a criar ação para arrecadar valor para a prótese (Foto: Arquivo pessoal)

Recentemente, a família de Leonardo Guarnieri Genebra, de 7 anos de idade, fez o lançamento de uma “vaquinha virtual” com o tema “Dê uma mãozinha para o Leléo”. A ação tem como objetivo arrecadar R$ 170 mil para que ele possa realizar o sonho de ter uma mãozinha robótica.

De acordo com Felipe Pires de Almeida Genebra, pai de Léo, o garoto nasceu com agenesia na mão esquerda [ausência da formação de uma mão durante o desenvolvimento do embrião]. A criança, atualmente, vem questionado a sua condição e pedindo que os pais resolvam o seu problema.

“A primeira vez que ele começou a pedir uma mãozinha foi com 4 anos. Na época corri atrás de ONGs que fazem trabalhos de doações de próteses em 3D, mas infelizmente disseram que o caso dele até o momento não era possível ser feita até protenização, pois o coto do bracinho dele é muito pequeno”, explica Felipe.

O pai do Leléo comenta ainda que o SUS fornece próteses gratuitamente, porém são somente “próteses estéticas, que não tem nenhum tipo de funcionalidade. “Então fomos atrás dos valores que, infelizmente, são muito altos. Para o caso dele, disseram que uma das únicas próteses é a chamada mioelétrica”.

O modelo que se pretende adquirir é uma prótese de mão esquerda do tipo mioelétrica ou prótese de mão biônica, possui eletrodos que ficam em contato com o bracinho, possibilitando que o equipamento faça movimentos semelhantes a uma mão humana e sejam funcionais.

Com o passar do tempo, o garoto passou a questionar o pai e também a mãe, Jussara Maria Guarnieri, e vem necessitando de acompanhamento. “O Léo começou a apresentar muitos questionamentos sobre a mãozinha, pedia várias vezes, e infelizmente nos conta com frequência que na escola em que estuda muitas crianças não deixam ele brincar, pois dizem que ele não uma mão”.

“A autoestima dele está ficando muito comprometida, ele já faz terapia uma vez por semana, o que o ajuda muito, sabemos do que ele precisa, mas sozinhos conseguir essa prótese é bem fora da nossa realidade”, desabafa Genebra.

Felipe acrescenta que contou com o incentivo dos amigos para a criação da vaquinha, mas devido aos últimos anos de pandemia teve e adiar a ação e agora, após o filho começar a fazer mais questionamentos, decidiu colocar o plano em prática.

Relato emocionante

Na postagem da “vaquinha online”, o pequeno Leonardo faz uma emocionante declaração. “Nasci com agenesia na mão esquerda. Mamãe e papai só souberam dessa condição no momento da minha chegada, mas isso não foi nenhum problema para eles. Todos dizem que sou a alegria da casa, e sou perfeito do jeitinho que sou. Sempre fui muito alegre e dou meu jeito para tentar fazer todas as coisas, mas infelizmente tem coisas que por mais simples que pareçam, para mim são bem difíceis e ainda não consegui realizar, como por exemplo amarrar meus sapatos ou usar garfo e faca”.

 “Há algum tempo tenho perguntado o porquê papai do céu me fez diferente, às vezes eu sonho que tenho duas mãozinhas iguais e meus dedinhos também conseguem segurar meus brinquedos. Na escola nem todas as crianças aceitam brincar comigo, e isso tem me deixado muito triste. Pedi para a mamãe se eu poderia ter uma mãozinha de robô, mas ela disse que no momento ela não tem como me dar uma.  É por isso que estou aqui, você pode me ‘dar uma mãozinha’ e me ajudar e realizar meu sonho?”, prossegue a declaração.

Para doar na “vaquinha online”, acesse: https://www.vakinha.com.br/3910304. Quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre o Leonardo, entre no Instagram @leonardo_g.g.