Festival de Cinema CurtaSalto premia os vencedores de sua oitava edição

Por Equipe Jornalismo CEUNSP 

Equipe dos curtas vencedores da oitava edição do CurtaSalto no palco da Sala Palma de Ouro (Foto: Divulgação)

A mostra de filmes curtas-metragens organizada pelos alunos de cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP, o CurtaSalto, retornou com sua oitava edição após recesso de um ano em razão da pandemia de Covid-19 e emocionou a plateia durante sua premiação, realizada na última quinta-feira (17), na Sala Pala de Ouro, em Salto. Os filmes da mostra foram exibidos para um bom público no dia anterior.  

Participaram do Festival os curtas “Frankenstella”, “Os Santos”, “Sob a Luz Neon”, “O eremita recebe visitas”, “Garras, chifres e pelúcias” e “Amores inesperados”. Todos os filmes foram produzidos por estudantes do curso de cinema do CEUNSP. 

Lilian Solá Santiago, documentarista, pesquisadora e coordenadora do curso de Cinema do CEUNSP, destacou a qualidade das produções e a importância do festival. Lilian recordou da primeira edição, realizada em uma pequena sala, e o quanto essa ideia cresceu e se desenvolveu. O CurtaSalto se tornou uma marca do curso de cinema da instituição de ensino saltense. Durante a premiação foi exibido o curta-metragem “Pai, volta logo”, dirigido por Mônica Ogaya.  

Foram premiados os seguintes curtas: Melhor Roteiro: “Os Santos”; Melhor Fotografia: “Amores Inesperados”; Melhor Arte: “Garras, chifres e pelúcias”; Melhor Montagem: “Sob a luz neon”; Melhor Som: “Amores Inesperados”; Melhor Ator: André Collin (“Os Santos”); Melhor Atriz: Samanta Ernandez (“Sob a luz neon”); Melhor Direção: Guilherme Nunes (“Garras, chifres e pelúcias”); Menção Honrosa: “Frankenstela”. 

 Na categoria Melhor Filme houve um empate técnico entre os curtas “Garras, chifres e pelúcias” e “Os Santos”. Foram jurados da oitava edição do CurtaSalto os cineastas Henrique DPK, Bruno Lottelli e Sonia Chamon.  Três filmes receberam, ainda como prêmio, a oportunidade de serem exibidos em salas de cinema. Foram eles: “Frankenstela”, “Os Santos” e “Garras, chifres e pelúcias”. 

Estiveram presentes na premiação o Coordenador Geral dos cursos de graduação do CEUNSP, Amilton Iatecola, o chefe de gabinete da reitoria, Gilmar Cardozo, que representou o reitor da instituição, Marcel Fernando Cardozo, e o coordenador dos cursos de comunicação, Henrique Pereira.